A Estratégia da Contabilidade 4.0
16 de fevereiro de 2022
Gestão Empresarial: 4 coisas que a sua empresa precisa para ser mais estratégica e financeiramente eficaz
23 de fevereiro de 2022
Exibir tudo

4 indicadores financeiros e contábeis que todo gestor deveria prestar atenção

Se você é gestor de uma empresa ou até mesmo de um setor deve estar sempre atento às informações estratégicas que possam tornar o negócio mais eficiente, competitivo e produtivo. Os indicadores financeiros e contábeis são essenciais para que a gestão da sua empresa seja mais eficaz, já que são eles que vão definir o atual status da sua empresa. Confira os índices mais importantes logo abaixo!

– Indicadores de endividamento

Esse é um dos principais indicadores financeiros e contábeis, pois revela a saúde financeira do negócio. O índice de endividamento se divide em duas subcategorias: endividamento geral (EG) e endividamento financeiro (EF). Saiba do que se trata cada uma dessas subcategorias: 

Índice de endividamento geral: mensura a dívida total da sua empresa sempre relacionando-a ao seu ativo (entende-se por ativo tudo o que a empresa possui e pode converter em dinheiro de alguma forma). Sendo assim, quanto menor o EG melhor é a saúde financeira da sua empresa.

Fórmula do cálculo de EG = (Total de dívidas a curto e longo prazo / Ativos totais) x 100

Índice de endividamento financeiro: relação direta entre a dívida bruta da empresa e o que foi investido no negócio. Quando o índice está muito elevado significa que a empresa está com uma situação financeira negativa, podendo inclusive impactar negativamente as suas relações bancárias.

Fórmula do cálculo de EF = Dívida bruta / patrimônio líquido 

– Indicadores de rentabilidade

O indicador de rentabilidade relaciona o lucro da empresa ao valor investido, medindo assim o retorno que o investimento pode proporcionar ao negócio em valor percentual. Outra vantagem do índice de rentabilidade é que ele é capaz de evidenciar a viabilidade de um investimento em fase de planejamento, mostrando se o investimento trará o retorno esperado pelos empresários ou se o investimento não possui viabilidade financeira.O cálculo da rentabilidade é feito da seguinte maneira:

Rentabilidade = (lucro líquido / investimento) x 100

– Indicadores de imobilização

É um dos indicadores financeiros e contábeis mais relevantes pois revelam a quantia do capital da empresa comprometido e utilizado. Os indicadores subdividem-se em duas categorias: grau de imobilização do patrimônio líquido e de imobilização do ativo total. Saiba mais sobre eles:

Grau de imobilização do patrimônio líquido: revela quais dos recursos da empresa não podem ser utilizados, sendo assim, quanto maior a aplicação no ativo permanente menores serão os ativos circulantes disponíveis para uso imediato. 

Grau de imobilização do ativo total: varia do grau de imobilização do patrimônio líquido e revela a porcentagem do ativo total que é gasto pelo imobilizado.

– Indicadores de liquidez

Os índices contábeis de liquidez são indicadores que ajudam a ter uma visão mais realista sobre a saúde financeira do negócio, avaliando a sua capacidade de cumprir as suas obrigações financeiras, são eles: Liquidez Geral, Liquidez Imediata, Liquidez Corrente e Liquidez Seca. Saiba mais sobre cada uma delas clicando aqui [link building]!

A sua empresa pode fazer muito mais com a Consultoria Contábil da Conmax!

A Conmax atua há 35 anos no mercado, sendo líder em soluções contábeis corporativas. Com sede em Fortaleza e em São Paulo, mas atuando diretamente em vários estados do País, temos a certeza de estar agregando valores a novos clientes, ajudando-os por meio da contabilidade empresarial a desenvolverem ainda mais os seus negócios. Com a ajuda da Conmax você pode ficar despreocupado com a gestão da contabilidade da sua empresa e focar nos processos que expandem o seu negócio. Clique aqui e conheça os nossos serviços.
Leia também: Estudo de Viabilidade Econômica e Financeira: conheça os benefícios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Olá, posso ajudar?