4 indicadores financeiros e contábeis que todo gestor deveria prestar atenção
18 de fevereiro de 2022
Prazo para declarar o IR 2022 já está aberto
9 de março de 2022
Exibir tudo

Gestão Empresarial: 4 coisas que a sua empresa precisa para ser mais estratégica e financeiramente eficaz

O mundo corporativo é competitivo e repleto de desafios, portanto, cada ação estratégica pode ser a diferença entre a sobrevivência da sua empresa e o início do seu declínio. Para ser estratégico você precisa de uma gestão empresarial eficiente e para ajudá-lo com essa missão, nós selecionamos as 4 dicas importantes para a sua empresa estar de olho em 2022.

01) Gestão eficiente dos riscos corporativos

A Gestão de Riscos Corporativos é essencial para uma gestão empresarial eficaz. Ela consiste num processo de identificação e abordagem metódica dos eventos potenciais que representam riscos para a realização de objetivos estratégicos, ou para oportunidades de obter vantagem competitiva.

Os riscos empresariais mais comuns

Riscos financeiros: referem-se a riscos diretamente relacionados ao dinheiro. Eles incluem consequências financeiras, como um aumento de custos ou uma queda nas receitas.

Riscos estratégicos: são riscos que afetam ou são criados por decisões estratégicas de negócios.

Riscos operacionais: são riscos que afetam materialmente uma organização.

Riscos de conformidade: relacionado ao cumprimento das leis e regulamentos, ou seja, à responsabilidade jurídica da empresa. 

Riscos cibernéticos: são os riscos relacionados aos ataques cibernéticos e fraudes virtuais, com o protagonismo da tecnologia na ameaça.

Dentre as estratégias de resposta a esses riscos temos: prevenção, redução de riscos, ações alternativas, compartilhamento do risco ou seguros e aceitação dos riscos.

02) Ações de Employer Branding

Employer Branding (ou marca empregadora) é o processo de gerenciar e influenciar sua reputação como empregador entre candidatos a emprego, funcionários e outras partes interessadas. O Employer Branding abrange tudo o que você faz para posicionar sua empresa com a reputação de ser um ótimo empregador. Com ações desse tipo você reduz os gastos com demissão e contratação de novos funcionários.

03) Atenção aos índices contábeis

Os índices contábeis são muito importantes para a gestão empresarial pois são baseados em dados realistas da empresa, revelando a saúde do negócio. Dentre os principais índices contábeis podemos citar: índice de endividamento geral e financeiro, rentabilidade, imobilização do patrimônio líquido e do ativo, liquidez geral, liquidez imediata, liquidez corrente e liquidez seca. 

04) Realização do Planejamento Tributário

O Planejamento Tributário é a análise aprofundada da gestão de pagamentos de impostos e cumprimentos fiscais de uma companhia. Esse estudo deve ser realizado para que a gestão empresarial possa reduzir a sua carga tributária de forma legal, ou seja, sem infringir a lei. 

Esse estudo também torna possível o reconhecimento de créditos tributários, além da compensação de tributos ou até mesmo o levantamento de incentivos fiscais. O Planejamento Tributário pode ser do tipo Estratégico, Tático, Operacional ou Corretivo.

A Conmax atua há 35 anos no mercado, sendo líder em soluções contábeis corporativas. 

Com sede em Fortaleza e em São Paulo, mas atuando diretamente em vários estados do País, temos a certeza de estar agregando valores a novos clientes, ajudando-os por meio da contabilidade empresarial a desenvolverem ainda mais os seus negócios. Foque no Core Business e deixe o planejamento tributário da sua empresa com a Conmax. Clique aqui e conheça os nossos serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Olá, posso ajudar?