5 dicas para o seu Planejamento Tributário 2022
10 de novembro de 2021
GPTW – Conmax é certificada como uma das melhores empresas para trabalhar
26 de novembro de 2021
Exibir tudo

Estudo de Viabilidade Econômica e Financeira: conheça os benefícios

Todo empresário, ao investir em um projeto ou empreendimento, busca retorno financeiro positivo. O estudo de viabilidade econômica e financeira é uma análise aprofundada da empresa ou projeto a ser investido com a intenção de saber se a sua execução é viável e se o retorno do investimento é satisfatório. Saiba tudo sobre o estudo de viabilidade econômica e financeira no artigo a seguir.

O Estudo de Viabilidade pode ser dividido em dois segmentos: financeiro e econômico. Enquanto a viabilidade financeira estima o investimento necessário para a realização do projeto ou estruturação da empresa, como capital, receita, rendimento, desembolso e despesas, a viabilidade econômica é responsável por estudar a relação de custo e benefício do investimento, estipulando se ele é economicamente viável.

O objetivo do estudo é analisar se o investimento é seguro, portanto, deve ser feito sempre que houver um novo projeto na empresa, seja a abertura de uma nova filial, a implementação de uma nova tecnologia ou até mesmo o lançamento de um novo produto. 

Ele parte da análise do capital necessário para começar o projeto, as operações necessárias, o caixa necessário para mantê-lo funcionando, as despesas, receitas e rendimento esperado a curto, médio e longo prazo, bem como a estimativa do lucro após a superação dos custos.

Como o estudo de viabilidade econômica e financeira é feito?

O estudo é feito por meio da projeção de receitas, custos, despesas, investimentos e fluxos de caixa, fazendo uma análise aprofundada de indicadores estratégicos para o seu negócio.

Projeção de receitas: indicativo de qual o faturamento e margem de crescimento esperado.

Projeção de custos, despesas e investimentos:  previsão dos custos e investimentos necessários para a operação funcionar corretamente. 

Projeção de fluxo de caixa: projeção embasada na subtração entre o que é projetado para receita e despesas.

Análise de indicadores-chave: essa etapa deve ocorrer após as projeções, dentre eles o Valor Presente Líquido, Taxa Interna de Retorno, Payback e o ponto de equilíbrio.

Para que o estudo de viabilidade econômica e financeira seja efetivo, é necessário um especialista com abordagem imparcial. 

A Conmax é especialista em Consultoria Contábil e na realização de Estudo de Viabilidade Econômica e Financeira. Com esse estudo você avalia os riscos que envolvem o investimento a fim de reduzi-los, potencializa os seus lucros e aprimora os seus resultados. 

Hoje, aos 35 anos de atuação, a Conmax permanece como referência no mercado de soluções contábeis corporativas e especializada em Consultoria em Contábil. Precisa de um Estudo de Viabilidade Econômica e Financeira? Conte com a Consultoria Contábil da Conmax, clique e conheça.

Se esse conteúdo te ajudou, você também vai gostar de ler: Employer Branding: Construa e mantenha uma imagem positiva de sua Empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Olá, posso ajudar?