Due Diligence: A Gestão Essencial para o Sucesso!
21 de junho de 2021
Como funciona o OUTSOURCING?
25 de junho de 2021
Exibir tudo

Aprimore a sua Gestão de Riscos Corporativos

O Gerenciamento de Riscos Corporativos é uma estratégia que analisa todo empreendimento ou organização, visando identificar, avaliar e se preparar para perdas que possam interferir nas operações e nos objetivos da Empresa.


A Gestão de Riscos Corporativos é um processo de identificação e abordagem metódica dos eventos potenciais que representam riscos para a realização de objetivos estratégicos, ou para oportunidades em obter vantagem competitiva. Ou seja, é um elemento essencial da gestão estratégica de qualquer empresa, e deve ser incorporada às atividades em curso do negócio.

Tipo de Riscos


Riscos financeiros: referem-se a riscos diretamente relacionados ao capital. Onde incluem os controles de Tesouraria, Crédito e Custos. Assim como a integridade Financeira.

Riscos estratégicos: são riscos que afetam ou são criados por decisões estratégicas Corporativas.


Riscos regulatórios: relacionado ao cumprimento das leis e regulamentos, bem como as contínuas mudanças regulatórias, monitorando e analisando possíveis falhas na estrutura.

Elementos principais de um processo de gerenciamento de risco


A gestão de riscos segue um processo muito distinto e contínuo, onde identifica e reavalia ativamente os diversos riscos para garantir a segurança financeira da empresa. O processo inclui cinco etapas específicas:

  1. Estratégia/Definição objetiva: Entenda as estratégias e os riscos associados ao negócio.
  2. Identificação: Fornecer um perfil claro de grandes riscos que podem impactar negativamente as finanças da empresa.
  3. Avaliação: Os riscos identificados são rigorosamente analisados para determinar sua probabilidade e potencial.
  4. Ação corretiva: Considere várias estratégias de resposta aos riscos e selecione caminhos acionáveis adequados para alinhar riscos identificados com as tolerâncias de risco da administração.
  5. Monitoramento: Informações e dados relevantes precisam ser constantemente monitorados e comunicados em todos os níveis departamentais.

Padrões de gerenciamento de riscos


Uma série de padrões foram desenvolvidos em todo o mundo para ajudar as organizações a implementar a gestão de riscos de forma sistemática e eficaz. Essas normas buscam estabelecer uma visão comum sobre estruturas, processos e práticas, e são geralmente definidas por organismos de reconhecimento internacional.


O gerenciamento de riscos é uma disciplina em movimento rápido, e os padrões são regularmente complementados e atualizados.


Com a Conmax a sua empresa evita riscos desnecessários, tornando a sua gestão mais estratégica e competitiva.

Clique aqui e conheça a consultoria de riscos da Conmax.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *