Você conhece a importância do Departamento Pessoal para a sua Empresa?
16 de junho de 2021
Aprimore a sua Gestão de Riscos Corporativos
23 de junho de 2021
Exibir tudo

Due Diligence: A Gestão Essencial para o Sucesso!

Tempo de leitura: 03 minutos

Diligência prévia (do inglês, due diligence) está relacionado ao procedimento de investigação e análise aprofundada sobre uma empresa, com o intuito de identificar a situação atual do Negócio.

Inicialmente, é realizada a coleta das informações pertinentes da Organização, acompanhada com a verificação de documentos específicos. O foco do estudo é avaliar e diagnosticar os processos de gestão, com a finalidade de minimizar os riscos e garantir que a empresa não sofra com eventuais perdas financeiras.

Basicamente, o processo de Due Diligence envolve análise dos processos contábeis, financeiros e fiscais da Empresa. Trata-se de uma auditoria mais complexa, onde a investigação se faz presente para compreender as projeções de futuro do Negócio, o seu posicionamento no Mercado e principais riscos relacionados dentro do seu segmento.

Todo o empreendedor que busca expandir o seu Negócio, deve conhecer a real situação de sua Empresa, o processo de Due Diligence é a ferramenta ideal para guiar o empresário em seu planejamento estratégico.

O Due Diligence é algo necessário e aplicável em diversas situações que envolva investimentos ou gastos financeiros, desde transações de compra e venda de produtos, como também procedimentos de Fusão, Cisão e os demais modelos de Reestruturação Societária.

A duração do processo de Due Diligence varia dependendo da estrutura do Negócio, assim como ocorre no procedimento de Auditoria Contábil, a execução da análise de Due Diligence é mais abrangente e detalhada, justamente por focar diretamente na assertividade dos resultados. Aqui o papel do profissional contábil é estudar minuciosamente todos os documentos e operações da Empresa. Quanto mais informações analisadas durante o estudo, mais produtivo e concreto será o relatório conclusivo.


Quais as vantagens de realizar Due Diligence?

Aplicar a Due Diligence é extremamente necessário para identificar a viabilidade do seu empreendimento . Por este motivo listamos abaixo algumas vantagens obtidas ao realizar o estudo, tais como:

  • Prevenção dos Riscos
  • Checagem da Viabilidade do seu Negócio
  • Planejamento Estratégico mais Assertivo
  • Projeção do Futuro da sua Empresa
  • Identificação e Análise dos Concorrentes
  • Oportunidade de Melhoria da Gestão dos Processos


Como realizar o processo de Due Diligence?

Devido a sua abrangência, conduzir o processo de Due Diligence requer um time de profissionais qualificados e com ampla expertise nas esferas Fiscal, Contábil e Financeira, incluindo também o conhecimento em Valuation e Gestão Estratégica.

Com mais de 30 anos de atuação, a Conmax é especialista no processo de Due Diligence. Sua empresa precisa de uma consultoria? Nossa equipe é especializada e está pronta para ajudar!

Conheça a Conmax!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *