fbpx
Imigrante que investir em imóvel terá autorização de residência
28 de novembro de 2018
Uma nação chamada São Paulo
1 de fevereiro de 2019
Exibir tudo

As leis tributárias em vigor no Brasil sempre são motivos de dúvidas entre os empreendedores, mas as implicações destas vão muito além do universo do empreendedorismo. Estar em dia com todas as obrigações tributárias é uma dura realidade para qualquer cidadão brasileiro.

Com mais de 80 tributos diferentes, a tarefa de estar em dia é só cara, mas também um tanto complicada. Conhecer as leis tributárias demanda tempo, investimento e profissionais especializados. E quando falamos de empreender, as coisas complicam ainda mais.

O primeiro obstáculo encontrado pelos novos empresários é justamente a abertura da empresa. Uma pesquisa recente realizada pelo Banco Mundial retrata que o Brasil é o 176º país que apresenta maior dificuldade para se abrir uma empresa – nem mesmo em países como a Cisjordânia e Faixa de Gaza essa etapa é tão complicada.

Após o longo período de abertura do negócio, é preciso conviver diariamente com os diversos tipos de impostos existentes. Atualmente, existem 3 níveis tributários no Brasil – federais, estaduais e municipais . Tais diferenças e mudanças constantes podem causar erros nos setores financeiros das organizações, gerando desgastes e prejuízos.

Ainda segundo a pesquisa do Banco Mundial, os brasileiros gastaram em média 1.958 horas no ano passado para preparar, arquivar e pagar (ou reter) o imposto de renda das empresas, o imposto sobre o valor agregado e as contribuições da previdência social. Este tempo, somado a quantidade de leis tributárias existentes acabam dificultando a atualização referente a novos procedimentos tributários.

Para evitar maiores problemas, o ideal é manter padronizado o processo de emissão de notas, de modo que as guias de impostos sejam gerados corretamente. Essa medida previne inconformidades que poderão gerar pagamentos indevidos.

É indispensável também a contratação de bons profissionais, principalmente nas áreas contábil e jurídica. Levando em consideração que o empresário precisa estar livre para dedicar-se a nível estratégico dentro de sua organização, buscar a ajuda de profissionais significa ter um planejamento prévio e efetivo para buscar o melhor caminho tributário para consecução das metas traçadas, minimizando os riscos inerentes.

Seja para abrir uma empresa, para consultoria e/ou auditoria contábil, a Conmax está à sua disposição. Com mais de 30 anos de experiência, podemos ajudar sua empresa a ter o regime tributário mais adequado à sua realidade, evitando assim prejuízos e otimizando seu tempo para cuidar do que realmente importa: o crescimento de sua empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *