Planejamento 2022: Entre Expectativas e Incertezas
3 de novembro de 2021
Estudo de Viabilidade Econômica e Financeira: conheça os benefícios
24 de novembro de 2021
Exibir tudo

5 dicas para o seu Planejamento Tributário 2022

O Planejamento Tributário é a análise aprofundada da gestão de pagamentos de impostos e cumprimentos fiscais de uma companhia. Esse estudo deve ser realizado para que a empresa possa reduzir a sua carga tributária de forma legal, ou seja, sem infringir a lei, além de tornar possível o reconhecimento de créditos tributários, a compensação de tributos ou até mesmo o levantamento de incentivos fiscais. Confira 5 dicas para você realizar o Planejamento Tributário da sua empresa para 2022!

  • Reúna todas as informações necessárias da sua empresa

Para realizar o planejamento tributário de 2022 da sua empresa, você precisa reunir todas as informações necessárias para realizar uma análise tributária do seu negócio, são elas: a receita bruta, o faturamento esperado pela empresa, previsões de custos operacionais, margem de lucro e folhas de pagamento de colaboradores.

  •  Conheça o regime tributário adequado ao seu negócio

Para executar o seu planejamento tributário de 2022 é essencial que você conheça não só as operações que envolvem o seu negócio, mas também os impostos que elas acarretam, bem como o melhor regime de tributação para a sua empresa. O seu negócio pode se enquadrar em um dos seguintes regimes tributários: Simples Nacional, Lucro Presumido, Lucro Real e MEI. Cada regime tem seus tributos específicos e suas vantagens.

  • Conheça a tributação fiscal e fique atento a reforma tributária

É importante que a sua empresa conheça os tributos fiscais que devem ser aplicados ao seu negócio, como a Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS), Programa de Integração Social (PIS) e Programa de Patrimônio do Servidor Público (PASEP), Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), dentre outros tributos. 

Cada tributo tem sua alíquota e apesar da PEC da reforma tributária ainda estar em processo, é importante contar com ela como uma variante para o seu planejamento tributário. 

  • Terceirize os serviços e reduza a mão de obra

Ao terceirizar os serviços e mão de obra você diminui as obrigações trabalhistas e gastos com o PIS e COFINS. Além da economia nos impostos e taxas trabalhistas, a terceirização é uma prática que pode trazer outro benefício para a sua empresa: a expertise! Ao terceirizar a execução de um serviço com uma empresa que atua nesse ramo específico, você vai contar com toda a experiência acumulada que a prestadora de serviços tem.

  • Conte com a ajuda de um especialista

Hoje, aos 35 anos de atuação, a Conmax permanece como referência no mercado de soluções contábeis corporativas e especializada em Consultoria em Contábil. Com sede em Fortaleza e em São Paulo, mas atuando diretamente em vários estados do país, temos a certeza de estar agregando valores a novos clientes, ajudando-os por meio da contabilidade empresarial a desenvolverem ainda mais os seus negócios. Foque no Core Business e deixe o planejamento tributário da sua empresa com a Conmax. Clique aqui e conheça os nossos serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Olá, posso ajudar?