Lead Time – Como Calcular?
23 de agosto de 2021
Compliance: Auxiliando empresas a superarem a crise
30 de agosto de 2021
Exibir tudo

As 5 melhores práticas de liderança de equipes

Evite alta rotatividade de colaboradores com práticas que você pode aplicar hoje!

As práticas de liderança são essenciais para uma gestão de equipe eficiente. Se a sua equipe está desmotivada, isso gera uma queda na produtividade e maior rotatividade dos colaboradores. Para te ajudar a contornar essa situação, nós separamos 5 passos simples que você pode aplicar hoje. É só continuar a leitura abaixo!

1 – Saiba delegar, desafiar e confiar na sua equipe

Todas as atividades corporativas exigem conhecimentos e habilidades específicas, portanto, aprenda a confiar nas capacidades da sua equipe e a delegar responsabilidades de acordo com os níveis de atuação: Sênior, Pleno e Júnior. Respeite os níveis da sua equipe, mas também tenha consciência de que nada frustra mais um colaborador do que a estagnação. Portanto, aprenda a desafiar o seu time a ir além, para que possam desenvolver novas habilidades.

2 – Transparência acima de tudo

Uma das práticas de liderança mais importantes para uma empresa é a transparência. Uma gestão transparente estimula um vínculo de confiança entre a equipe. Em momentos de mudanças, reúna a sua equipe e comunique-os pessoalmente. Estimule uma cultura de coletividade e eles se sentirão mais valorizados pela empresa. Deixe bem claro também a atual realidade financeira do negócio, para que a sua equipa saiba a importância de atingir as metas estabelecidas.

3 – Metas alcançáveis, resultados satisfatórios

Uma péssima prática de liderança é atribuir metas inalcançáveis para as equipes e esperar que elas cumpram com excelência. Gerir pessoas é conhecer as capacidades de cada um e conhecer a realidade do negócio. Portanto, planeje metas ambiciosas, mas não surreais. Entenda as necessidades do negócio e monitore os resultados de perto. A metodologia SMART é uma ótima prática de liderança para definição de metas. A ideia central é de que uma boa meta precisa ser específica (Specific), mensurável (Measurable), atingível (Attainable), relevante (Relevant) e temporal (Time based).

4 – Estimule uma cultura de feedbacks e saiba escutar

Uma cultura de feedbacks dentro da empresa reduz a rotatividade dos funcionários e com isso, reduz os gastos da empresa com rescisões e afins. Estimule a construção de ideias dentro do seu ambiente corporativo, o profissional só tem a crescer com isso e a sua gestão se torna ainda mais eficiente. Além disso, esteja sempre aberto a escutar a sua equipe, esclarecer dúvidas e ouvir sugestões. Isso é uma boa prática de liderança que gera ótimos resultados para o ambiente empresarial.

5 – A melhor prática de liderança de todas, o equilíbrio!

Um líder deve ter um extremo cuidado e saber equilibrar bem o seu lado pessoal do seu lado profissional, estabeleça critérios de avaliação de acordo com o desempenho dos colaboradores na execução das tarefas delegadas, sendo imparcial, ou seja, sem favorecer ninguém. Ele deve conhecer a capacidade da sua equipe e seus pontos de melhoria e estimular o crescimento e amadurecimento profissional do seu time.

Quer ter uma gestão de equipe mais estratégica e produtiva? Conte com a Conmax!

A Conmax atua há mais de 30 anos no mercado, sendo líder em soluções contábeis corporativas. Com sede em São Paulo e Fortaleza, atuando diretamente em vários regiões do País, ajudando aos nossos clientes por meio da Contabilidade Consultiva, desenvolvendo ainda mais os seus negócios. Foque no Core Business e deixe a contabilidade da sua empresa com a Conmax. Clique aqui e conheça os nossos serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Olá, posso ajudar?