Legalização e Planejamento contribuem para o Sucesso
17 de agosto de 2021
As 5 melhores práticas de liderança de equipes
25 de agosto de 2021
Exibir tudo

Lead Time – Como Calcular?

Tempo de leitura: 03 minutos

O termo Lead Time está relacionado ao tempo decorrido entre a chegada de um pedido efetuado por um cliente até que este pedido seja entregue.

Uma definição mais assertiva do conceito Lead Time é basicamente o tempo usado para rodar todo o ciclo de produção, desde o pedido feito pelo cliente até o recebimento do produto.

Numa linha de produção, o Lead Time é algo que as Empresas visam otimizar ao máximo. Sendo assim, os gestores desenvolvem estratégias visando reduzir o tempo para otimizar o processo de entrega ao consumidor final.

Lead Time – Qual a sua Importância?

Uma vez que você consegue reduzir o seu Lead Time sem prejudicar a qualidade dos produtos, seus clientes ficam mais satisfeitos e sua indústria reduz custos. Sendo um indicador relacionado diretamente ao setor de Produção, o seu planejamento se torna imprescindível para o sucesso da estratégia, onde o seu retorno impacta diretamente no setor, por exemplo:

  • Clientes satisfeitos
  • Controle e melhoria dos Processos
  • Processos Padronizados
  • Mais Assertividade para cumprir as demandas

Como calcular o Lead Time?

1 – Para começar, liste todos os produtos exigidos por um trabalho específico. Nessa lista, inclua também os itens necessários para serviços de reparo, instalações. Não se esqueça, claro, das matérias primas utilizadas para obter o produto a ser vendido.

2 – Com a lista em mãos, descubra quanto tempo será necessário para adquirir cada item. Por exemplo, se você encomendar um material que virá de outro estado, então o tempo entre o pedido e o recebimento pode ser de cinco dias, ou mais. Aliás, se o seu fornecedor trabalhar somente em dias úteis, acrescente os dias de final de semana ao tempo de entrega.

3 – Selecione o item com o prazo de entrega mais longo identificado na etapa acima e anote o quanto será necessário esperar para recebê-lo. Se você mantiver um inventário de matéria prima ou produtos necessários para a possível venda, então assuma um lead time de um dia para colocar o item em processo de produção.

4 – Estabeleça o número de dias ou horas necessários para fabricar o produto ou completar o serviço. Por exemplo: sua empresa pode precisar de três dias para produzir um lote de shampoos após receber os materiais necessários para fabricá-los. Não se esqueça de contar os finais de semana e a manutenção ou os atrasos que possam acontecer. E caso você tenha uma máquina avariada que precise ser usada para o serviço, então é preciso acrescentar o tempo necessário para o reparo. E, ainda, caso esteja fornecendo um serviço, mas o funcionário responsável não se encontre disponível por três dias, você deve incluir esse período no cálculo.

5 – Tudo definido? Hora de acrescentar o tempo de espera necessário para receber os produtos para a venda ao cálculo do tempo exigido para fabricar o item ou para conseguir um funcionário para a instalação. Então, o total entre esse dois pontos será o lead time estimado para o trabalho em questão.

Com mais de 30 anos de atuação, a Conmax é referência nos processos de Abertura de Empresas e nos Processos de Auditoria e Consultoria, que integra as a atividades Contábil, Fiscal e Financeira.

A Equipe Conmax está preparada para lhe ajudar, fale conosco!

Conheça a Conmax!

Fonte: Operações Lead Time

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, posso ajudar?