Startup do Ceará quer triplicar base de clientes e faturar R$ 17 milhões em 2022
12 de setembro de 2022
Empresas devem conceder folgas em jogos do Brasil na Copa do Mundo?
4 de outubro de 2022
Exibir tudo

Dia do Contador – A importância do profissional no seu Negócio

Tempo de leitura: 08 minutos

O contador é uma figura importante na rotina das empresas brasileiras. Esse profissional é responsável por desenvolver atividades na área financeira, econômica e patrimonial. Por isso, deve estar sempre atento às atualizações das leis e ao cumprimento das obrigações, sejam elas fiscais e tributárias. Esse trabalho garante que a empresa fique em dia com os órgãos fiscalizadores, portanto, é de grande responsabilidade. Além disso, os contadores também sugerem ações que solucionem demandas financeiras e que auxiliem no desenvolvimento e na saúde financeira do negócio.

Em reconhecimento a esses profissionais que tanto contribuem para o crescimento do país, rendemos nossas homenagens pelo seu dia comemorado hoje. quinta-feira, 22 de setembro. Por sua importância, reunimos aqui algumas curiosidades e fatos sobre a profissão que está em constante desenvolvimento.

Qual a origem do Dia do Contador?


Em 1945 o então presidente Getúlio Vargas assinou o Decreto-lei nº 7.988, criando o primeiro curso superior de Ciências Contábeis do Brasil, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A partir disso, também foi estabelecido o Dia do Contador, portanto, esta comemoração se trata de um fato histórico. Até então haviam dois cursos técnicos de Contabilidade e de Contador, no entanto, eles não tinham validade como ensino superior.

Contador ou contabilista?


Poucas pessoas sabem, mas existem diferenças entre esses profissionais. O contador é aquele que se forma em Ciências Contábeis. Desde junho de 2015, somente os bacharéis neste curso podem obter o registro profissional junto ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Assim, pode atuar com gestão de empresas, controladoria, mercado de seguros, auditoria, perícia, dentre outras. O contabilista, por sua vez, é quem possui nível médio ou técnico em Ciências Contábeis.

Mas vale ressaltar que a pessoa que se formou como técnico contábil até o dia 1º de junho de 2015, deve se registrar no Conselho Regional de Contabilidade para poder exercer a profissão. Depois dessa data, apenas os contadores podem obter o registro.

Toda empresa precisa de um Contador?


Para que a empresa cumpra com suas obrigações diárias, mensais e anuais (sabemos que são muitas), é necessário contar com um Contador. Em alguns casos é obrigatório que esse profissional assine livros e documentos que comprovam a regularidade da empresa. Portanto, a única pessoa habilitada a elaborar certos documentos é o profissional de Ciências Contábeis que precisa ter o registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

As homenagens marcada em datas


Não é apenas no dia 22 que os contadores podem comemorar, pois, nesta profissão existem ainda outras três datas importantes como o Dia do Empresário Contábil que é comemorado no dia 14 de janeiro e o Dia do Contabilista, que celebramos em 25 de abril.

Contabilidade consultiva

Desde o início da sua história, a contabilidade tem uma trajetória marcada por diferentes momentos e, claro, por transformações que criaram ao longo do tempo diferentes perfis profissionais para os contadores. Ainda, é muito importante entender que tipos de serviço podem ser executados dependendo do nível de operação do profissional contábil. Cada um deles exercem funções mais específicas.

Na contabilidade consultiva o profissional desenvolve um serviço mais personalizado. Isso acontece porque o contador é mais próximo do seu cliente, atuando de forma estratégica, racional e planejada, além de auxiliar na tomada de decisões. Por ser mais personalizada, a contabilidade consultiva ajuda a entender de forma transparente os dados e tornar o planejamento mais assertivo para o crescimento do negócio. Ou seja, ela é usada de forma consultiva, prestando orientações assertivas para os clientes sobre as diretrizes que devem ser cumpridas e, principalmente, sobre as estratégias que irão destravar os seus negócios.

Com mais de 35 anos de atuação, a Conmax é referência nos processos de Auditoria e Consultoria, que integra as a atividades Contábil, Fiscal e Financeira. Contribuímos de maneira ampla e significativa, para a melhoria do processo de gestão da sua Empresa, pontuando, alertando e corrigindo situações que possam gerar riscos ao seu Negócio.

A Equipe Conmax está preparada para lhe ajudar, fale conosco!

Conheça a Conmax!

Fonte de Pesquisa: Jornal Contábil


.









Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Olá, posso ajudar?