Dia do Contador – A importância do profissional no seu Negócio
22 de setembro de 2022
Acabe com a inadimplência no seu negócio em 5 passos
4 de outubro de 2022
Exibir tudo

Empresas devem conceder folgas em jogos do Brasil na Copa do Mundo?

A maior competição de futebol está chegando! Em Novembro acontece mais uma edição da Copa do Mundo. O evento é organizado pela FIFA a cada 4 anos e conta com cerca de 3,2 bilhões de espectadores. Neste ano o evento acontece no Catar, que tem uma população de 2,9 milhões, é um dos países mais ricos do mundo por causa de suas exportações de petróleo e gás. 

A expectativa é que a seleção Brasileira tenha um bom desempenho. Um grande questionamento dos colaboradores de empresas é quanto a possibilidade de folga em dias de jogos do Brasil.

Para saber mais sobre o assunto, confira o conteúdo completo! 

Quais serão os dias e jogos do Brasil? 

O Brasil fará seu primeiro jogo contra a Sérvia no dia 24 de novembro (quinta-feira) às 16 horas. Já o segundo jogo será contra a Suíça em 28 de novembro (segunda-feira) às 13 horas. Por fim, o Brasil enfrenta a seleção de Camarões em 2 de dezembro (sexta-feira) às 16 horas. Caso a seleção passe de fase, os jogos ocorrerão às 13h e 16h, em horário comercial. 

Fonte: Jornal DCI

O que dizem as leis sobre concessão de folgas em dias de jogos do Brasil? 

De acordo com a Consolidação das Leis Trabalhistas, as empresas não são obrigadas a liberarem seus funcionários nos dias dos jogos do Brasil. A decisão sobre o assunto é de total responsabilidade da empresa. Dessa forma, empresas e colaboradores precisam entrar em acordo quanto às horas não trabalhadas, para que ninguém seja prejudicado nessa situação. 

Tipos de acordos que podem ser feitos

  1. Diminuição da jornada de trabalho

Caso a empresa decida diminuir a jornada de trabalho, é necessário fazer um acordo coletivo com os colaboradores, a fim de formalizar se haverá ou não compensação dessas horas posteriormente. 

  1. Aderir ao Home office

Essa solução é bastante aplicável! Dessa forma, os colaboradores podem assistir aos jogos em suas casas e ainda realizarão as atividades que precisam ser realizadas com a comodidade de encerrar o expediente já em casa. 

  1. Proporcionar folga

É possível verificar com a gestão das empresas quanto a essa possibilidade. Caso seja a decisão escolhida, ela deve ser avisada dias antes e se houver necessidade de compensação, as datas devem ser informadas e oficializadas entre empregado e empregador. 

  1. Assistir jogos na empresa

Caso não seja possível nenhuma das opções acima, é viável oferecer um espaço na empresa para que os colaboradores assistam aos jogos juntos! Dessa forma, os funcionários assistem aos jogos, porém não se desligam totalmente do trabalho e permanecem à disposição da empresa sem a  necessidade de desconto ou compensação de horas.

Em resumo, as empresas não possuem a obrigação de conceder folgas em jogos do Brasil na Copa do Mundo! Caso o empregado deixe de trabalhar sem apresentar a respectiva justificativa, poderá ter os descontos no salário. 

Para soluções corporativas e suporte em assuntos trabalhistas busque um escritório de qualidade! 

Qualidade e compromisso há 35 anos e clientes satisfeitos! A Conmax é a solução perfeita para qualquer tipo de negócio.

Fale com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Olá, posso ajudar?