Refis do Simples Nacional
24 de março de 2022
Diferencial de alíquota do ICMS: Qual caminho seguir?
1 de abril de 2022
Exibir tudo

A Importância da Contabilidade

Tempo de leitura: 08 minutos


A contabilidade vem ganhando seu espaço nas empresas, e com o passar dos anos ela evoluiu juntamente com a sociedade, buscando aprimorar e gerenciar todas as informações para a tomada de decisão, tento em vista ainda com a grande evolução tecnológica necessite ainda mais do auxílio Contábil para fornecer as informações necessárias e coerentes. Então se trata de uma ciência social, tendo como objeto de estudo são os Patrimônios, que são os bens, direitos e obrigações, podendo ser aplicada em todas as entidades, sejam públicas ou privadas, pessoas físicas ou jurídicas.


Assim, com base no contexto apresentado, pode-se fazer o seguinte questionamento: Realmente é indispensável à Contabilidade nas tomadas de decisões empresariais? Esta pesquisa tem como hipótese que a maioria das empresas não dá a devida importância ao seguimento contábil, deixando assim de utilizar de forma correta as ferramentas contábeis, tendo em vista que a mesma auxilia nas tomadas de decisões e ajuda a controlar todo um patrimônio de forma mais coerente e eficaz.


A Contabilidade se faz presente junto à sociedade há muitos anos A.C e seu desenvolvimento vem acompanhando com a evolução da civilização, mesmo sem a escrita a Contabilidade era utilizada pelos homens através de pedras e fichas de barro com vários formatos que representavam o controle de mercadoria utilizado em transações comerciais passando assim por muitos anos ate chegar à invenção dos números.

História e Teoria da Contabilidade


Assim como as mudanças ocorrem com o passar dos anos, a Contabilidade também vem sendo modificada desde os tempos mais antigos com a finalidade de suprir uma necessidade temporal de organização e controlar informações e atividade incorridas em determinados espaços de tempo.


Há registro da história da Contabilidade desde 4.000 a.C, nesses registros pode-se notar uma forma de controle do patrimônio, sem escritas formais, moedas e nem mesmo números, e mesmo assim durante a contagem de rebanho os homens faziam o controle.
Apesar de conter registros do uso da contabilidade no princípio da civilização, o mesmo só foi notório a partir do século XV. (Ribeiro Filho, 2009). Coelho e Lins (2010) relata, “é com o Renascimento que a Contabilidade assume um caráter científico, desenvolvendo-se de forma mais ordenada e em grande proporção, assumindo assim um período de maior estudo sistemático e organizado da Contabilidade”, originando a formulação de teses, conceitos e teorias.


A contabilidade moderna se originou no norte da Itália, provavelmente em meados dos séculos XII e XIV. Foram datados dessa época diversos registros relacionados aos constatados na Contabilidade moderna. Aplica ao Frei Luca Pacioli a concepção dessa ciência, no século XV, embora, ele apenas tenha exposto o método conhecido como o das partidas dobradas. (ABREU, 2006, p.2).


Pode-se definir também que a História da Contabilidade seria a ciência que estuda o registro dos fatos e atos econômicos e administrativos, no Brasil quando D. João VI definiu a obrigatoriedade do sistema das partidas dobradas para as devidas prestações de conta do Brasil á metrópole, processo que já era adotado em Portugal.
Um grande marco foi o Código Comercial Brasileiro que regulamentou o sistema de escrituração contábil. Quando o aspecto for de um conjunto definir-se ser contábil (FRANCO, 1950 apud SÁ, Lopes de 1997, p.155) “Esses elementos, considerados como um todo, o patrimônio, e à disposição de uma entidade econômico-administrativa, a azienda, são objeto exclusivo de uma ciência, que é a Contabilidade”.


De certa forma, nota-se que a contabilidade sempre esteve presente na história da humanidade como um todo, não apenas como uma forma de controlar seus bens, mas também uma ferramenta necessária dentro da organização da sociedade.
Com o passar dos anos as transformações na Contabilidade mostra-se cada vez mais essencial no desenvolvimento e crescimento social. Com o desenvolvimento do mercado mundial, a necessidade de organizar uma sociedade era de extrema importância para sua evolução, encontrar formas de registrar e controlar um patrimônio auxilia na continuidade e sucesso da humanidade.


Assim desde os primórdios da civilização, que a finalidade principal da Contabilidade é acompanhar as atividades realizadas pelas pessoas, na acepção necessária de controlar o desempenho de seus patrimônios, na função fundamental de produção e comparação dos resultados alcançados entre períodos instituídos.
Esse foi o primeiro momento da contabilidade dentre as civilizações pelo mundo, sempre na busca pelo conhecimento do controle de seu patrimônio ou o que se entendia dele. (HENDRIKSEN, VAN BREDA, 1999).


O crescimento social do ser humano permitiu a evolução dos registros de sua riqueza. A técnica das partidas dobradas, mundialmente aceito, se consolidou na idade média, para auxiliar cada vez mais nos lançamentos.


Desta forma iniciou-se ao homem a contabilidade. Seu dever é continuar a ciência que encontrou entre as pesquisas e os sistemas as inúmeras formas de administrar e controlar suas riquezas e patrimônios, podem assim trazer inúmeros benéficos aos seus usuários para ter o devido controle e buscar veridicidade das informações fornecidas.

As Principais Ferramentas Contábeis na Atualidade


Em todos os casos nota-se que para obter sucesso em um negócio as empresas precisa investir em ferramentas que lhe trará demonstrações de seu rendimento ou de suas obrigações melhorando o resultado, para assim proceder com devidas decisões em base das informações regidas pelas ferramentas da Contabilidade.


Entre inúmeras vantagens que se possa obter nas escolhas de algumas ferramentas poderíamos citar as que mais se destacam como auxílio para os empreendedores.
São elas: o Fluxo de Caixa, Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e, o Balanço Patrimonial (BP) será ela que ira permitir visualizar a situação do empreendimento de forma mais clara, facilitando e enfrentando futuros problemas.

Enfim, observa-se que diante de todas essas informações, e notório que a contabilidade é indispensável para que as empresas alcancem um bom relacionamento com o seu negócio, assim oferecendo maior controle financeiro e econômico e gerenciando todas as informações do seu negócio. Dessa forma proporcionando cada vez mais ao usuário a facilidade de compreender as operações que estão sendo feitas e as futuras operações para ganho financeiro.

Fonte: Brasil Escola



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Olá, posso ajudar?