Os Pilares atuais da Contabilidade
27 de julho de 2022
Planejamento Financeiro é instrumento para enfrentar instabilidade
5 de agosto de 2022
Exibir tudo

Como funciona o Processo de Reorganização Societária?

Tempo de leitura: 10 minutos

Uma reorganização será sempre acompanhada de uma estratégia, pois trata se de um processo planejado para readequar os processos de uma Empresa, que visa atingir melhores resultados. Com as transformações que ocorrem no Mercado, é essencial para as Organizações adptarem a essas mudanças para continuarem ativas, permitindo assim, que o Negócio fique mais competitivo no cenário atual.


Separamos aqui, tudo o que você precisa saber sobre a reestruturação societária: a sua importância, benefícios e como ela pode transformar o seu Negócio. Confira.


Reorganização Societária – O que é?


Trata-se de uma reestruturação do quadro societário de uma Organização, seja alterando ou adaptando a forma de como a Empresa está inserida no Mercado. A reorganização é uma prática comum no ramo empresarial, com diferentes finalidades – desde a uma aquisição de novos sócios como também preservar estrategicamente a competitividade do negócio.


Reorganização Societária – Exemplos


Existem diversas modalidades de reorganização societária, elas possuem objetivos e benefícios específicos, cabendo ao gestor definir de acordo com o propósito estratégico do seu Negócio. Listamos abaixo as principais modalidades, confira:


1 – Cisão


É a divisão de uma Empresa, onde a Organização é transferida para outra, sendo:


1.1 – Cisão Parcial


É o processo onde apenas uma parte do patrimônio é transferida para outras empresas e recebe o nome de cisão parcial, sendo que a empresa que absolve o patrimônio se responsabiliza pela parte que absolveu, lembrando ainda que a empresa pode ser criada única e exclusiva para este fim, neste caso estamos diante de uma forma de cisão denominada pura,
processos como tal serão sempre regulados pela Lei das Sociedades Anônimas nº 6.404/76.


1.2 – Cisão Total


É quando o capital de uma sociedade é dividido entre duas ou mais empresas onde por sua vez esta adquire o capital e junto com este assumem todas as obrigações e todos os direitos da empresa cindida, recebe o nome de cisão total. Exemplo: Smiles é uma empresa que administra o programa de milhagem em que os clientes da Gol Linhas Aéreas e suas companhias aéreas parceiras podem acumular pontos e trocar por benefícios em turismo e entretenimento.


2- Fusão


Quando duas ou mais sociedades se agrupam, gerando uma nova Empresa. Neste caso, a Empresa formada deverá adquirir novos registros perante às autoridades (federal, municipal e estadual) Exemplo: Fusão entre a Peugeot e Fiat, originando a Stellantis


3 – Incorporação


Nesta reorganização, a Empresa (incorporada) passa a ser controlada por outra (incorporadora), assumindo os direitos, obrigações e responsabilidades da Empresa incorporada. Exemplo: A incorporação da Sadia pela BRF, em 2012


4 – Transformação


Está relacionado diretamente a mudança do tipo de regime da sociedade. Por exemplo, uma sociedade LTDA para EIRELI, LTDA para S.A. Dessa forma, a mudança será mediante a aprovação de todos os sócios da Empresa ou com a maioria dos acionistas, este último
caso exista a liberação mencionada no conbtrato socila da Empresa. Exemplo: A Magazine Luíza impulsionou a inovação tecnológica, passando a ser conhecida como Magalu


Reorganização Societária – Planejamento tributário


Sim, o planejamento tributário é um dos principais objetivos que serão analisados. Antes de tudo a Empresa deverá observar o sistema de tributação mais vantajoso para a sua Instituição, seja Lucro Real, Simples ou Presumido.


O planejamento tributário de sua empresa deve ser analisado criteriosamente, a Conmax pode lhe ajudar realizando uma análise mais aprofundada, verificando a estrutura da Empresa, e analisando o tipo de tributação que mais poderá vir a favorecê-la.


Reorganização Societária – Benefícios

. Atualização Tecnológica e Processos
. Fortalecimento da marca no Mercado

. Redução da Concorrência
. Redução de Custos
. Diversificação do Negócio, solucionando problemas econômicos na empresa


Reorganização Societária – A importância de uma Consultoria Especializada


É de extrema importância contratar o serviço de uma consultoria especializada em reorganização societária, fornecendo soluções concretas em todas as etapas do processo, e orientando a sua Empresa para as melhores decisões.


A expertise da Conmax garante sucesso nesses procedimentos, por mais de 30 anos, a satisfação dos clientes é o nosso foco principal. Conte com a nossa Equipe de Consultores.

Solicite o seu orçamento.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Olá, posso ajudar?