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Buscar novas técnicas para promover o engajamento da equipe de trabalho pode parecer um grande desafio. A tarefa exige conhecer de forma generalista toda a Empresa e saber alinhar a rotina de trabalho com as estratégias do Negócio.
Além disso, o procedimento fundamental consiste em manter os funcionários interessados durante o processo e trazer resultados concretos, visando manter a motivação e eficácia na performance dos colaboradores.
Mesmo com a correria na rotina de trabalho, é possivel encaixar algumas técnicas que influenciam o aprendizado e desenvolvimento da Equipe.
Saiba mais sobre esta estratégia da Gamificação, e os resultados positivos que ela pode gerar.
Basicamente, a gamificação (ou gamification, em inglês) é o uso de mecanismos dos jogos em outros contextos para alcançar resultados e objetivos específicos.
Isso significa que uma ação de gamification não necessariamente utiliza apenas jogos corporativos em si. Ela pode adotar características como pontuação, regras, desafios e premiações para motivar o público-alvo.
A gamificação é bastante usada na área educacional, já que auxilia no aprendizado dos estudantes. E, nos últimos anos, vem sendo implementada em empresas dos mais diferentes portes e segmentos para promover o engajamento da Equipe.
Quer saber mais sobre o poder do Engajamento? acesse o nosso artigo.
Você deve estar se perguntando: mas por que jogos trariam bons resultados para minha empresa? Vamos pensar no próprio comportamento humano em relação aos games.
Uma pesquisa feita pela empresa Limelight com gamers de seis países mostrou que eles gastam, em média, 6 horas por semana com jogos online. E isso é só uma amostra do quanto as pessoas se dedicam aos jogos.
Se você curte games ou conhece pessoas que jogam com frequência, sabe muito bem que o momento do jogo não envolve apenas diversão, mas também concentração.
Pense em todo o foco, persistência e energia que você dedica para terminar um jogo ou até mesmo passar de uma única fase. Não seria incrível se esse nível de engajamento
também existisse em sua empresa?
Pois é exatamente esse o objetivo da gamificação nas empresas. Com jogos corporativos ou ações gamificadas, você consegue moldar comportamentos e gerar motivação entre clientes e colaboradores. Se nós já temos uma predisposição para nos engajarmos nos jogos, por que não utilizá-los para estimular esse comportamento no ambiente corporativo?
Veja algumas das habilidades que os jogos ajudam a impulsionar.
Quando estamos jogando um jogo, seja online, de tabuleiro ou que envolva uma atividade física, este é nosso único foco. Dificilmente realizamos outras atividades enquanto estamos jogando. Nosso envolvimento com o game é tão grande, que dedicamos um tempo exclusivo para ele. Quantas atividades conseguem nos prender dessa forma atualmente?
Quem já jogou videogames ou jogos online com certeza deve ter passado pela experiência de gastar horas para concluir uma única fase. Na vida real, muitas vezes desistimos de um objetivo ao encontrar muitos obstáculos para alcançá-lo. Nos games, é diferente. Tentamos muita vezes, de várias formas diferentes, até finalmente conseguirmos passar para a próxima fase.
É muito comum ouvir queixas de funcionários que não conseguem ser produtivos por desmotivação. Isso não acontece no mundo dos games: nós nos engajamos porque sabemos exatamente onde queremos chegar. E vencer um jogo nos dá uma sensação de realização.
As ações gamificadas ajudam a traçar objetivos e motivar os colaboradores a trabalhar para alcançá-los.
Nos games que você joga em equipes ou interage com outros jogadores online, a colaboração é essencial. Todos se ajudam e trabalham juntos para conseguir chegar até o final do jogo ou vencer uma competição. Uma equipe unida e alinhada sob os mesmos objetivos faz toda a diferença em um ambiente de trabalho.
Quando você está com muita dificuldade de passar por uma fase de um jogo, você pensa o que está fazendo de errado e o que pode fazer de diferente para conseguir se superar. Essa capacidade de autoavaliar seu desempenho e buscar formas de melhorar é fundamental para qualquer colaborador.
Resultados que podem ser alcançados com a gamificação
Dependendo do seu objetivo com as ações gamificadas, vários resultados podem ser alcançados:
Agora que você já sabe o que a gamificação pode trazer para sua empresa, é hora de parar e pensar nos seus objetivos. O que você deseja alcançar com uma ação gamificada? Como ela pode ajudar a melhorar algum aspecto do seu negócio?
Lembre-se que a gamificação não é mero entretenimento, é uma estratégia corporativa. Por isso, traçar um plano de implementação, com metas, acompanhamento e mensuração de resultados, ajuda muito a não perder de vista os verdadeiros objetivos da ação.
Existem várias formas de adotar a gamificação. Podem ser jogos corporativos para estimular certas habilidades entre funcionários, games que ajudam a atrair visitantes para o site ou gerar leads, competições em que as tarefas realizadas acumulam pontos e geram recompensas e muito mais.
Existem empresas especializadas em desenvolver jogos e ações gamificadas para organizações. Mas se você pretende implementar esta estratégia por conta própria, lembre-se de planejar bem e estar sempre alinhado com os valores de sua empresa.
A empresa de siderurgia Gerdau criou um jogo para auxiliar no treinamento de segurança dos colaboradores. Utilizando óculos de realidade virtual, os funcionários são inseridos virtualmente em um pavilhão industrial. O objetivo do jogo é identificar situações de risco e classificá-las quanto à sua gravidade.
No final do game, os colaboradores conseguem visualizar os resultados e ter uma avaliação do seu desempenho. Somente na primeira semana de implementação, 2,5 mil funcionários das unidades da Gerdau no Brasil e no exterior participaram da iniciativa.
As redes de supermercados Extra e Pão de Açúcar criaram uma iniciativa em que os clientes precisam juntar selos para trocar por brindes. A cada R$ 20 em compras, os clientes recebem selos e os colam em uma cartela, como se fosse um álbum de figurinhas. A partir de um certo número de selos, a cartela pode ser trocada por uma faca (Extra) ou uma panela (Pão de Açúcar).
Esta é uma iniciativa que não é um jogo em si, mas que utiliza características de games para incentivar os clientes a consumirem e acumularem os selos. A cada cartela preenchida, os clientes podem ir completando sua coleção de facas ou panelas.
E aí, você imaginava que um simples jogo poderia gerar tantos resultados?
Fonte: netshow.me