[ #DiaDaMulher ] – Mulheres na Contabilidade
11 de março de 2021
As diferenças entre MEI, ME, PME e EPP
22 de março de 2021
Exibir tudo

O Poder do Engajamento

Assim como a satisfação dos funcionários são fatores essenciais para a motivação da equipe, na atualidade observa se muito o termo “engajamento empresarial”  sendo assim, definido como uns dos principais desafios para as empresas que buscam funcionários cada vez mais inseridos no ambiente corporativo.

O que é Engajamento? Qual a sua Importância no Mercado Atual ?

O significado de engajamento é “empenho em uma causa”, É a junção do verbo engajar + mento. A palavra engajar tem origem etimológica do francês engager, que no português significa comprometer-se, empenhar ou contratar.

No cenário corporativo atual, a ideia do engajamento é a filosofia que as empresas buscam adequar em suas áreas.  O mercado de trabalho está mais exigente com o passar dos anos, e a busca está focada em profissionais mais dinâmicos e com a visão alinhada com os valores empresariais, gerando assim, uma equipe mais próxima aos ideais da empresa e motivadas emocionalmente, algo vantajoso onde ambas as partes saem ganhando.

O processo de agregar é um variante desafiador, a construção do vínculo é influenciado pelo nível de amadurecimento da empresa e de seus colaboradores. A conscientização é gerada a partir de treinamentos, qualificações e ações que mostrem maior aproximação entre as partes interessadas, onde o relacionamento emocional é enfatizado e merecido, juntamente com o reconhecimento.

Os Desafios do Engajamento

Assim como a motivação é algo positivo na equipe, por outro lado, a desmotivação é um sinal de alerta – cabendo aos envolvidos desenvolverem soluções de forma rápida e assertiva. Realizar o acompanhamento é o básico para identificar funcionários que demonstram mudança em sua performance e/ou queda em sua produtividade no dia a dia.

Nesse momento, a empresa desenvolverá algumas questões que a nortearam na identificação de problemas, junto com as questões, um planejamento deverá será construído, visando corrigir ou melhorar algo que tenha sido identificado na avaliação – exemplo:

  • O meu funcionário recebe com frequência Feedback?

  • O meu funcionário almeja outro cargo/função dentro da Empresa?

  • Ele possui algum talento específico/ habilidade?

  • Como meu funcionário pode contribuir para melhorar os seus processos de trabalho?

Engajamento: a Busca pela Melhoria Contínua

Talvez um dos grandes desafios não seja somente em iniciar o projeto para Engajamento da Equipe, e sim a sua manutenção e continuidade do programa.  Uma boa Gestão Interna da Qualidade garante uma visão alinhada com as estratégias da empresa e foco na importância que os Colaboradores possuem na eficácia dos resultados. A busca pela melhoria contínua é um verdadeiro aprendizado, que ao longo de sua aplicação os detalhes vão aparecendo e facilitando a sua compreensão e relacionamento com a equipe.

Logo abaixo,  listamos algumas ideias que podem ajudar a melhorar o relacionamento em sua Empresa, tais como:

Disseminar as Informações

Quando o funcionário está ciente dos objetivos estratégicos da Empresa, fica mais fácil de identificar o quanto é importante o seu papel dentro da Organização.

Diversificação da Comunicação Interna

Teste várias formas de Comunicação Interna ( softwares, Apps, etc ) e opte pela que oferece mais dinâmica ao seu Negócio

Ambiente de Trabalho Confortável

Organize o espaço físico, utilize um Layout mais agradável e propício a criatividade

Promover o Crescimento do Colaborador:

Realize campanhas, bonifique a equipe, crie momentos de descontração e reconhecimento dos talentos.

Gostaram das dicas? Assine nossa Newsletter e acompanhe nossas redes sociais.

 Por Conmax

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *