RH é uma das Áreas mais Recrutadas pelas Empresas
15 de junho de 2021
Due Diligence: A Gestão Essencial para o Sucesso!
21 de junho de 2021
Exibir tudo

Você conhece a importância do Departamento Pessoal para a sua Empresa?

Tanto para empresas de médio e grande portes, o Departamento Pessoal faz muito mais do que simplesmente processar a folha de pagamento dos funcionários. O DP desempenha um papel essencial no desenvolvimento da estratégia de uma empresa, bem como no tratamento das atividades centradas nos funcionários de uma organização.
Confira abaixo um pouco mais sobre a importância e as tarefas do setor de departamento pessoal, e porque ele é tão importante para que a empresa tenha sucesso na sua atividade.

Quais são as obrigações do DP?
O departamento pessoal (DP) é o setor responsável pela gestão dos funcionários. Isso inclui o controle burocrático relacionada aos colaboradores, como o controle da folha de pagamento, férias, benefícios trabalhistas, atestados, assiduidade, pontualidade, etc. Outra atividade importante do DP é garantir o cumprimento das leis trabalhistas.
Por fim, o DP gerencia o quadro de funcionários desde a admissão à demissão, incluindo as remunerações.
Outras atividades importantes realizadas pelo DP consistem em explorar índices de rotatividade, controlar, respectivamente, a entrada e saída de funcionários , as faltas e ausências dos colaboradores. Confira abaixo algumas atividades estratégicas inseridas no setor:

  • Atrair e reter os melhores talentos: As melhores empresas são as que têm as melhores equipes, com os melhores talentos humanos. É tarefa do DP encontrá-los, dentro ou fora da organização. Isso requer um processo cuidadosamente planejado, bem como definir estratégias para estimular a motivação e o bem-estar dos colaboradores.
  • Desenvolvimento de um clima de trabalho positivo: O clima de trabalho é um dos fatores mais importantes da empresa, pois influencia significativamente o bem-estar e a produtividade dos trabalhadores. Especialistas concordam que um clima de trabalho positivo aumenta a produtividade, reduz o absenteísmo, aumenta a motivação e reforça o comprometimento.
  • Treinamento e desenvolvimento de pessoal: O departamento pessoal também deve implementar esquemas de treinamento para garantir o crescimento de cada colaborador e o desenvolvimento de habilidades-chave para a sua carreira e para o futuro da empresa. Essa não só é uma maneira de atrair e reter talentos, mas também de maximizar o potencial do seu capital humano.
  • Melhorar a produtividade: O departamento pessoal também é responsável por gerenciar a produtividade e o desempenho de todos os setores da empresa. O setor também é responsável por detectar as oportunidades de melhoria e planejar a implementação destas.
  • Avaliação do desempenho dos funcionários: Avaliar o desempenho de cada colaborador e seu compromisso com a empresa é algo que deve ser feito regularmente. Objetivos específicos e mensuráveis para cada membro da organização e um sistema de avaliação pré-estabelecido são essenciais para esse processo. Existem softwares de avaliação de desempenho dos funcionários, e com o uso de uma plataforma em nuvem é possível uma avaliação qualitativa e quantitativa do desempenho.
  • Garantir o cumprimento das leis trabalhistas: Existem muitas leis e normas trabalhistas que a empresa deve cumprir com os seus funcionários, e quem cuida disso é o DP. Férias, licença médica, licença maternidade/paternidade… Tudo isso é regulado e deve ser rigorosamente aplicado. As empresas que negligenciam esse setor estão propensas a graves problemas jurídicos.
  • Saúde e segurança ocupacional: O DP desempenha um papel vital na criação e implementação de políticas de saúde e segurança no trabalho. Esta pode ser uma tarefa particularmente delicada em muitos setores, pois estamos lidando com a saúde e segurança das pessoas.

A relevância do DP para o sucesso da empresa
A gestão de pessoas tomou um papel muito importante na resolução de conflitos de interesses entre empregados e empregadores, de forma científica e sofisticada e na criação de um ambiente harmonioso, onde a produção pode ser alcançada em um ritmo crescente.
A importância do DP aumentou com o avanço e a aplicação da tecnologia. A gestão de pessoas enfatiza o papel das equipes na organização do trabalho. Psicologia, sociologia e outras ciências comportamentais relacionadas ajudam a administrar a força de trabalho para obter os resultados desejados e de forma eficaz.
O departamento pessoal ajuda os outros departamentos a contribuir para os objetivos organizacionais. É o departamento pessoal que é encarregado da responsabilidade de recrutar, selecionar, colocar e acompanhar os trabalhadores em seus respectivos departamentos.
Entretanto, se o departamento pessoal não tiver cautela em selecionar e induzir pessoas certas aos cargos certos, não apenas os outros departamentos não apresentarão a produtividade esperada, mas como também isso ocasionará um desperdício de recursos.
Em última análise, a eficácia de cada departamento depende da eficiência com que o departamento pessoal funciona. Isso porque se o departamento pessoal selecionar as pessoas certas e manter o devido acompanhamento especializado, então todos os departamentos em nível de organização efetiva resultam no sucesso da empresa.

Com mais de 30 anos de atuação, Conmax é especialista e referência no mercado em Departamento Pessoal e Gestão de Recursos Humanos. Clique aqui e conheça a Conmax.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *