Tanto para empresas de médio e grande portes, o Departamento Pessoal faz muito mais do que simplesmente processar a folha de pagamento dos funcionários. O DP desempenha um papel essencial no desenvolvimento da estratégia de uma empresa, bem como no tratamento das atividades centradas nos funcionários de uma organização.
Confira abaixo um pouco mais sobre a importância e as tarefas do setor de departamento pessoal, e porque ele é tão importante para que a empresa tenha sucesso na sua atividade.
Quais são as obrigações do DP?
O departamento pessoal (DP) é o setor responsável pela gestão dos funcionários. Isso inclui o controle burocrático relacionada aos colaboradores, como o controle da folha de pagamento, férias, benefícios trabalhistas, atestados, assiduidade, pontualidade, etc. Outra atividade importante do DP é garantir o cumprimento das leis trabalhistas.
Por fim, o DP gerencia o quadro de funcionários desde a admissão à demissão, incluindo as remunerações.
Outras atividades importantes realizadas pelo DP consistem em explorar índices de rotatividade, controlar, respectivamente, a entrada e saída de funcionários , as faltas e ausências dos colaboradores. Confira abaixo algumas atividades estratégicas inseridas no setor:
A relevância do DP para o sucesso da empresa
A gestão de pessoas tomou um papel muito importante na resolução de conflitos de interesses entre empregados e empregadores, de forma científica e sofisticada e na criação de um ambiente harmonioso, onde a produção pode ser alcançada em um ritmo crescente.
A importância do DP aumentou com o avanço e a aplicação da tecnologia. A gestão de pessoas enfatiza o papel das equipes na organização do trabalho. Psicologia, sociologia e outras ciências comportamentais relacionadas ajudam a administrar a força de trabalho para obter os resultados desejados e de forma eficaz.
O departamento pessoal ajuda os outros departamentos a contribuir para os objetivos organizacionais. É o departamento pessoal que é encarregado da responsabilidade de recrutar, selecionar, colocar e acompanhar os trabalhadores em seus respectivos departamentos.
Entretanto, se o departamento pessoal não tiver cautela em selecionar e induzir pessoas certas aos cargos certos, não apenas os outros departamentos não apresentarão a produtividade esperada, mas como também isso ocasionará um desperdício de recursos.
Em última análise, a eficácia de cada departamento depende da eficiência com que o departamento pessoal funciona. Isso porque se o departamento pessoal selecionar as pessoas certas e manter o devido acompanhamento especializado, então todos os departamentos em nível de organização efetiva resultam no sucesso da empresa.
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