A comissão mista do Congresso Nacional responsável por analisar a medida provisória (MP) que criou o programa Verde e Amarelo deve votar na próxima semana o relatório do deputado Christino Áureo (PP-RJ) sobre o tema.
A ideia do governo é desburocratizar e desonerar as contratações e, assim, ajudar os jovens a obter o primeiro emprego e experiência profissional. A expectativa é reduzir entre 30% e 34% o custo da mão de obra nas contratações por essa modalidade e criar 1,8 milhão de vagas de trabalho.
O secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco, disse que o texto torna as contratações dos jovens mais baratas e, portanto, mais atrativas.
“A estratégia é desburocratizar para o empresário para estimular a contratação. O ponto central do projeto é reduzir as onerações de folha sobre a contratação de jovens (…) Custo de folha, também o Sistema S, e o jovem fica mais barato, mais atrativo”, afirmou.
O relatório a ser analisado pela comissão será enviado para o plenário da Câmara e, se aprovado, seguirá para o Senado. Ao final, caberá a Bolsonaro sancionar, sancionar parcialmente ou vetar o texto enviado pelo Legislativo.
Ao editar a MP, o governo previu que as empresas poderão contratar até 20% dos funcionários na nova modalidade. O relator propôs aumentar o percentual para 25%.
Entre outros pontos, a MP prevê:
O texto também cria o Programa de Habilitação e Reabilitação Física e Profissional, Prevenção e Redução de Acidentes de Trabalho. O objetivo é financiar programas e projetos de prevenção e redução de acidentes do trabalho e o serviço de habilitação e reabilitação prestado pelo INSS.
Veja isso: Confira os serviços de Contabilidade que a Conmax pode fazer
Quando lançou o programa, o governo informou que o objetivo era ampliar o trabalho aos domingos e feriados. Pela lei atual, o repouso remunerado aos domingos é a regra. O pacote do governo, contudo, permite o descanso “em qualquer outro dia da mesma semana”.
O texto a ser analisado pela comissão mista prevê o seguinte:
Para mais informações, conheça o plano por completo.
Fonte: G1