O interesse em investir na América Latina está crescendo rapidamente – apesar da crise na Ucrânia
8 de abril de 2022
Simples Nacional: Aplicativos para adesão ao RELP-MEI já estão disponíveis
11 de abril de 2022
Exibir tudo

Balanço Patrimonial X Balancete

Tempo de leitura: 04 minutos

Entenda a diferença entre balanço e balancete, e a sua importância no planejamento estratégico de sua Empresa.

Entenda o Balanço Patrimonial


O balanço patrimonial é um tipo de relatório elaborado pela contabilidade de uma empresa, em que, de acordo com todas as movimentações financeiras realizadas em um período, se apresentam os saldos apurados.

Esse documento é elaborado utilizando os registros de fatos contábeis que devem ser anotados no livro-diário da empresa. Lá está consolidada, portanto, toda a história financeira de um negócio e o balanço serve, por fim, para demonstrá-la. O documento é essencial para que a empresa tenha ciência da situação do seu patrimônio, que é, em absoluto, tudo o que ela tem e tudo aquilo que ela deve.

Através dele, também é possível resgatar os registros de investimentos realizados, seus rendimentos e, ainda, a origem dos recursos que a empresa utiliza para se manter ativa e com suas contas em ordem. Por conta de tantas especificidades, o balanço é um documento essencial para que a empresa possa criar e também para que possa realizar seu planejamento financeiro.

Entenda o Balancete


O balancete é composto essencialmente pelas seguintes informações:

  • Resultados de um período;
  • Saldo da data em que se inicia a apuração;
  • Valores que foram debitados da conta da empresa no período apurado;
  • Soma das entradas que a conta da empresa teve no período apurado;
  • Cálculo do saldo final das operações de entrada e saída no período apurado.


As informações podem se apresentar de formas diferentes, de forma que também se atenda às necessidades da empresa e, a forma consolidada de apresentação também pode ser notada como uma diferença entre balanço e balancete. Outra diferença entre balanço e balancete é o fato de que, no caso do segundo, haverem duas modalidades de confecção do documento: aberto e fechado.

Enquanto o balancete aberto demonstra as contas patrimoniais da empresa e os seus resultados em um período de tempo que é, necessariamente, menor do que um ano, o balancete fechado só é criado ao fim, de fato, do ano, quando se encerram as contas e os resultados. Assim, o formato de apresentação dos documentos é diferente, uma vez que o tempo de apuração é diferente.

Diferença entre o Balanço e Balancete


A principal diferença entre balanço e balancete está relacionada em sua periodicidade, podemos observar também que ambos documentos estão direcionados justamente a identificar a saúde financeira. Ou seja, ambos documentos são essenciais no planejamento financeiro, a diferença encontra se na abrangência nos períodos de estudo e avaliação, onde no Balancete é realizado em longo período.

A Conmax tem a solução corporativa para seu negócio!


Nossa equipe conta com profissionais continuamente capacitados e especializados em diversas áreas de atuação. Nossa missão é executar com qualidade os serviços de contabilidade empresarial e consultoria para empresas de capital nacional e estrangeiro, proporcionando-lhes soluções que auxiliem nas decisões e expansão dessas corporações.

Precisa de Consultoria Contábil? Conte com a Conmax, clique e conheça.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Olá, posso ajudar?