Vantagens do Simples Nacional
1 de setembro de 2021
Perspectivas de crescimento do setor hoteleiro
22 de setembro de 2021
Exibir tudo

Índices econômicos: os dados que impactam o seu negócio

A situação econômica de um país gera grandes impactos não só nos cidadãos, como também em empresas de todos os portes. Por isso, é de extrema importância que as empresas tenham o hábito de acompanhar os principais índices econômicos do país (e muitas vezes, do exterior), já que esses índices são refletidos diretamente nos negócios. Quer saber quais índices econômicos impactam diretamente a sua empresa? É só continuar a leitura logo abaixo!

  • PIB – Produto Interno Bruto

O PIB é um importante índice econômico pois metrifica a atividade econômica do país. É por meio dele que sabemos o que é produzido em agropecuária, serviços remunerados, indústria, produtos vendidos ao consumidor final. Ele é um indicador amplamente utilizado na macroeconomia, sendo um reflexo da situação econômica do país, já que o seu declínio pode significar uma crise ou recessão, já quando há uma ascensão, há também mais dinheiro circulando no país, aumentando as oportunidades de negócio, melhorando os retornos sobre investimentos e assim, ocasionando um crescimento na economia do país. 

  • Taxa SELIC

A taxa SELIC é a taxa básica de juros da economia brasileira e a sua meta é determinada mensalmente pelo Comitê de Política Monetária. Ela serve como referência para os bancos calcularem as taxas a serem cobradas dos clientes, sendo assim, a sua elevação ou redução é refletida na alta ou baixa dos juros de financiamentos, cartões de créditos e empréstimos. Investidores em Fundos de Renda Fixa Referenciados DI sentem as suas mudanças diretamente.

  • Balança Comercial

A balança comercial é um índice econômico que leva em consideração a relação entre o total de importações e exportações de um país durante determinado período. Quando o saldo da balança comercial é positivo, ele indica superávit comercial, ou seja, há maior quantidade de exportações do que importações no país, caso contrário, os resultados são considerados déficits. Uma outra situação é o equilíbrio comercial, que ocorre quando ambos os valores de exportações e importações se igualam. 

  •  INPCA

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo é o índice econômico utilizado para medir a variação do custo de vida familiar da população brasileira. Ele é considerado um dos principais indicadores, já que mede a inflação do país, revelando a variação de preços dos produtos em detrimento ao custo de vida das famílias com rendimento mensal de 1 a 40 salários mínimos por mês. Quando a inflação está em alta, todos os setores da economia são prejudicados, pois o consumo é reduzido. Essa informação é de extrema importância para que empresas tenham mais cautela ao investir.

Com a Conmax a sua empresa investe com assertividade e lucratividade!

A Consultoria Econômica da Conmax ajuda a sua empresa a obter as informações corretas e escolher a melhor alternativa que maximize o seu retorno de modo a precificar e gerir seus ativos, expandir e proteger seu capital. Além disso, você ainda conta com estruturação financeira e de custos:

  • Revisão do Modelo de Custeamento;
  • Visibilidade da Composição de Custos;
  • Compartilhamento de Custos, Chargebacks;
  • Modelos de Custeio.

Monitore valores de investimento e aumente a competitividade da sua empresa com a Conmax. Clique aqui e conheça os nossos serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Olá, posso ajudar?