Método GUT – A ferramenta de priorização na resolução de problemas
18 de janeiro de 2022
Pendências do Simples podem ser acertadas até março
28 de janeiro de 2022
Exibir tudo

Índices contábeis: medindo a liquidez da empresa

Índices contábeis

A contabilidade tem como principal objetivo fazer com que as empresas cresçam por meio do estudo e da otimização dos direitos e obrigações fiscais e em muitos casos, dos processos operacionais. Sendo assim, é praticamente impossível alcançar esses objetivos sem indicadores bem estabelecidos. 

Os índices contábeis servem exatamente para isso, para fornecer informações importantes sobre as operações e as demonstrações financeiras da empresa. Conheça os principais índices contábeis de liquidez logo abaixo!

Índices contábeis de liquidez

Os índices contábeis de liquidez são indicadores que ajudam a ter uma visão mais realista sobre a saúde financeira do negócio, avaliando a sua capacidade de cumprir as suas obrigações financeiras. 

Esses índices analisam as informações do balanço patrimonial no intuito de entender a atual situação da administração do fluxo de caixa e o seu grau de liquidez. Os índices de liquidez se subdividem em 4, são eles: 

Liquidez Geral

É responsável pela mensuração da saúde financeira da empresa a longo prazo, que geralmente consiste em 12 meses de avaliações de aplicações financeiras, vendas e empréstimos parcelados. 

O cálculo desse indicador é feito pela seguinte fórmula:

Liquidez Geral = (Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo) / (Passivo Circulante + Passivo Não Circulante)

Liquidez Imediata

Esse índice mais conservador mensura o caixa, saldos bancários e aplicações financeiras imediatas para entender melhor a relação entre os valores da empresa e as dívidas de curto prazo. 

O cálculo desse índice consiste em: 

Liquidez imediata = Disponível / Passivo Circulante

Liquidez Corrente

Esse indicador demonstra a capacidade da empresa de arcar com os pagamentos de suas atribuições a curto prazo com os valores do seu ativo circulante. 

Para realizar o cálculo desse indicador é possível utilizar a fórmula:

Liquidez Corrente = ativo circulante / passivo circulante

Liquidez Seca

O índice de liquidez seca é bastante similar ao indicador de liquidez corrente. A diferença entre os dois é que no cálculo da liquidez corrente são retirados os estoques presumindo a sua liquidação total no decorrer das operações.

Sendo assim o cálculo do índice de liquidez seca é:

Liquidez Seca = (ativo circulante – estoques) / passivo circulante.

Conheça a Conmax

Hoje, aos 35 anos de atuação, a Conmax é referência nos processos de Abertura de Empresas e nos Processos de Auditoria Consultoria, que integra as a atividades Contábil, Fiscal e Financeira.

Foque no Core Business e deixe a contabilidade da sua empresa com a Conmax.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Olá, posso ajudar?