Pessoa aplicando Valuation. (Fonte img - Freepik)
Conheça o Valuation e como isso pode impactar positivamente na sua empresa
29 de junho de 2022
Serviço de consultoria financeira. (Fonte - Freepik)
Sua empresa ainda não possui consultoria financeira? Confira tudo sobre o assunto
27 de junho de 2022
Exibir tudo

Por que devo me preocupar com o departamento pessoal da minha empresa?

Candidato entregando documentação ao departamento pessoal. (fonte - Freepik)

O departamento pessoal (DP) cuida do gerenciamento das relações entre a empresa e seus funcionários. Existem dezenas de convenções trabalhistas, que são negociadas e alteradas todos os anos, e o setor de departamento pessoal precisa sempre estar atualizado. 

Resumindo, o papel do DP passa por garantir o cumprimento de normas e de leis trabalhistas, considerando direitos e deveres de ambas as partes envolvidas: empresa e funcionários.

Preparamos uma lista com as principais funções do departamento pessoal.

Confira.

1. Admissão de funcionários

A responsabilidade pelo processo de recrutamento e seleção é do setor de Recursos Humanos. Já o setor de departamento pessoal é responsável por recolher os documentos necessários, fazer o registro do profissional junto aos órgãos trabalhistas e cuidar da assinatura da Carteira de Trabalho.

2. Compensação de pessoal

Controle de frequência, pagamento de salários e benefícios, pagamentos de taxas, impostos e contribuições são funções do setor de departamento pessoal. A partir da entrada de novos colaboradores na empresa, é dado início no controle do fluxo de frequência ao trabalho, elaboração da folha de pagamento, controle de benefícios e cálculos de tributos que são os direitos assegurados do trabalhador.

3. Demissão de funcionários

O departamento pessoal, como já dito anteriormente, precisa estar atento às regras do processo de demissão. Desde pedido de demissão, acordo trabalhista ou demissão por justa causa. Todo esse trabalho de redigir os documentos de rescisão contratual, arquivar informações e documentos do trabalhador, fazer o cálculo do acerto trabalhista é necessário para garantir que a empresa não se preocupe com ações trabalhistas movidas por pagamentos indevidos na rescisão contratual.

A importância do departamento pessoal para sua empresa

Diante tudo o que citamos e explicamos sobre as funções do departamento pessoal,  você já deve ter mensurado a grande importância desse setor para sua empresa. Zelar pelas leis trabalhistas é um dos pontos mais importantes dessa área. Sua empresa pode sofrer sérias consequências caso não cumpra com os deveres. Se você não deseja se preocupar com essas questões burocráticas e focar no crescimento do seu negócio, vale a pena pensar em contratar um serviço terceirizado e se livrar dessa preocupação.

A Conmax Soluções Corporativas administra seu departamento pessoal com segurança e confiabilidade!

Com sede em Fortaleza e em São Paulo, mas atuando diretamente em vários estados do País, temos a certeza de estar agregando valores a novos clientes, ajudando-os por meio da contabilidade empresarial a desenvolverem ainda mais os seus negócios. Contamos com uma equipe composta de mais de 25 profissionais de nível superior, continuamente capacitados e especializados em diversas áreas de atuação.

Se você está com dificuldade em gerir o departamento pessoal da sua empresa, não perca tempo e fale agora com nosso atendimento. Seja mais uma empresa impactada positivamente pelo nosso serviço.

Fale com um de nossos atendentes diretamente pelo Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Olá, posso ajudar?