Evite a exclusão da sua empresa no Simples Nacional
3 de novembro de 2022
Capital de giro: o que é e para que serve
16 de novembro de 2022
Exibir tudo

5 dicas de gestão financeira para pequenas empresas

A saúde financeira das empresas é a principal preocupação da maioria dos empresários. Sem ela, fica impossível investir capital e até mesmo realizar os pagamentos necessários para manter a empresa funcionando. Para alcançar o sucesso no seu negócio é fundamental, antes de tudo, uma gestão financeira adequada e eficiente. Caso contrário, existe um risco enorme de ocorrer diversos problemas financeiros, que levam as empresas a tão temida falência. 

Confira nosso conteúdo completo. 

Leia.

5 dicas de gestão financeira para pequenas empresas

Sabendo da importância de uma gestão financeira eficiente para sua empresa, confira algumas dicas de como gerir de forma responsável, garantindo o pleno funcionamento do seu negócio:

  1. Realize um planejamento financeiro

Com um planejamento é possível mapear e estabelecer as estratégias necessárias para alcançar os objetivos do seu negócio. Tenha uma ferramenta que facilite esse processo e monitore as entradas e saídas de dinheiro da sua empresa. Dessa forma, você terá uma noção do que está sendo movimentado no financeiro da sua empresa.

  1. Atente-se a inadimplência

Monitorar a inadimplência também faz parte de uma eficiente gestão financeira. Oferecer descontos e investir em renegociações de dívidas são formas de garantir a saúde financeira. Outro estratégia é utilizar filtros para a concessão de créditos e adotar regras de cobrança.

  1. Determine um teto de gastos

Estabeleça uma meta de gastos e crie um teto a partir de suas análises financeiras e das oportunidades de crescimento do seu negócio. Dessa forma, será possível otimizar alguns gastos e viabilizar o progresso de seu negócio.

  1. Tenha uma reserva

Momentos financeiramente ruins também atingem empresas! Pensando assim, é preciso  criar uma reserva de emergência para evitar um desamparo nesses momentos inesperados. A formação desta reserva precisa ser realizada de forma estratégica para não comprometer a situação financeira atual. 

  1. Faça investimentos

Realizar investimentos permite que a sua empresa economize e faça menos esforço de capital para crescer no futuro. Porém, é preciso saber lidar com o mercado financeiro para que algo bom não se torne um pesadelo. 

Uma assessoria contábil e financeira fornece todo apoio necessário para que seu negócio cresça e  os gestores tomem boas decisões a partir de uma orientação profissional.

Confira também: Empresários já podem renegociar dívidas de pequenos valores com a Receita.

A Conmax administra a contabilidade da sua micro e pequena empresa com segurança e confiabilidade!

Com sede em Fortaleza e em São Paulo, mas atuando diretamente em vários estados do País, temos a certeza de estar agregando valores a novos clientes, ajudando-os por meio da contabilidade empresarial a desenvolverem ainda mais os seus negócios. Contamos com uma equipe composta de mais de 25 profissionais de nível superior, continuamente capacitados e especializados em diversas áreas de atuação.

Se você está com dificuldade na contabilidade da sua empresa, não perca tempo e fale agora com nosso atendimento. Seja mais uma empresa impactada positivamente pelo nosso serviço.

Fale com um de nossos atendentes diretamente pelo Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Olá, posso ajudar?