Employer Branding (ou marca empregadora) é o processo de gerenciar e influenciar sua reputação como empregador entre candidatos a emprego, funcionários e outras partes interessadas.
O Employer Branding abrange tudo o que você faz para posicionar a sua marca, em termos mais simples, é o que os candidatos às vagas na sua Empresa realmente pensam sobre a Organização. É o que os funcionários falam sobre a empresa para seus amigos e familiares, quando você não está por perto. Apesar de não ser tangível, seu Employer Branding é um ativo, que requer cultivo constante. Por isso, é considerada como uma estratégia que visa à construção e a manutenção da imagem positiva de sua Empresa.
Por que o Employer Branding é importante?
A sua imagem como empregador existe na mente dos candidatos e funcionários, e é moldada por pensamentos e impressões. Portanto, é necessário compreender que você sempre terá uma reputação como empregador, gerenciando-a ativamente ou não.
Assim como os seus funcionários, e todos aqueles que visitam a sua Empresa, eles possuem opiniões sobre a sua Organização, e se você não está trabalhando para que essa opinião seja positiva, você está sujeito a maus comentários.
Pense na totalidade dos esforços no recrutamento e retenção de talentos da sua empresa como uma série de interações individuais. Cada ponto de contato deixa uma impressão com candidatos e funcionários, que moldam o seu Employer Branding e sua capacidade de contratar e reter os seus melhores profissionais.
A falta de gestão Employer Branding faz com que os funcionários não estejam satisfeitos com o seu trabalho, resultando na queda de produtividade e perda de talentos.
A importância do Employer Branding para as vendas
Para começar, todo o mercado sabe que funcionários mais felizes e satisfeitos tem mais incentivo para entregar o seu melhor. Um Employer Branding forte e positivo também atinge os potenciais clientes, mostrando que sua empresa tem bons valores. Um bom Employer Branding aumenta até mesmo o valor de mercado da sua Empresa.
5 Dicas para ter um Employer Branding de sucesso
Qual é a reputação da sua empresa? Para comercializar seu Employer Branding para a equipe, você precisa saber exatamente os pontos positivos para gerar o engajamento. Faça essa pergunta aos seus colaboradores, analise os indicadores. Fazer o planejamento é ideal para garantir o sucesso da sua estratégia.
Um bom Employer Branding é algo que vale a pena compartilhar, então crie conteúdo sobre isso. Escreva blogs sobre a cultura da sua empresa, compartilhe-o nas redes sociais e use em seus e-mails de marketing.
Um Employer Branding de qualidade atrai os melhores candidatos do mercado às suas vagas de trabalho. Divulgue os benefícios de trabalhar na sua empresa e destaque tudo o que a torna um ótimo lugar para se trabalhar.
Assim como os consumidores atualmente pesquisam bastante por conta própria antes de tomar uma decisão de compra, o mesmo acontece com quem procura um emprego.
Ao ensinar os novos funcionários sobre seu trabalho, aproveite e aplique o Employer Branding. Desde programas de benefícios, às suas expectativas em torno do equilíbrio entre vida profissional e o trabalho. Seja o mais claro possível, assim você conseguirá mais facilmente incorporar o novo funcionário à sua organização e fazer com que ele tenha orgulho de parte da sua equipe. Invista em políticas e práticas que tragam uma imagem positiva da marca, e quando sua empresa for reconhecida por ser um ótimo lugar para se trabalhar, divulgue isso. Você tem muito a ganhar com um Employer Branding forte.