Todo empresa de sucesso e que está em crescimento precisa de uma boa estratégia de negócio. Entretanto, não raramente a execução desses planejamentos falham.
De acordo com o estudo da Project Management Institute (PMI), em parceria com o The Economist, 88% dos executivos globais ouvidos na pesquisa sabem da importância de entregar resultados conforme um plano estratégico, mas que mesmo assim não obtiveram êxito em 44% dos planos produzidos por eles mesmos. Ou seja, quase metade de todos os projetos falham. Mas por que isso acontece?
Podemos argumentar ainda utilizando os números. O estudo ainda acrescenta que 61% dos entrevistados afirmaram que as empresas precisam se dedicar mais para diminuir o espaço entre teoria e prática: muito dos planos, apesar de bem feitos, não funcionam quando implementados.
Além disso, outra informação mostra-se sintomática: apesar da liderança ser um ponto fundamental para qualquer projeto, apenas 28% do alto escalão participam e apoiam diretamente a aplicação de estratégias. Isso mostra que, muitas vezes, os problemas de planejamento surgem de falhas internas. Lembre-se: é sempre importante olhar para dentro de casa.
Saiba lidar com os imprevistos
No entanto, projetos não enfrentam apenas problemas internos. As interferências externas deverão acontecer e, por vezes, está fora de alcance de qualquer gestor prever todos os fatores que irão afetar os seus planos. Em maioria das vezes, estratégias acabam neste momento, pois funcionam apenas em um cenário de “mundo ideal”, evidenciando a fragilidade das próprias bases. O segredo para esses casos é pensar em “rotas alternativas”.
Estimar todas as possibilidades – incluindo positivas e negativas – e planejar as soluções em cada circunstância poderá economizar bastante dor de cabeça no futuro. Saiba que por mais que o seu mercado possa parecer estável e fácil de controlar, é sempre importante estar atento.
Estar alinhado é importante
É importante estar em sincronia tanto com os integrantes da equipe quanto em relação aos objetivos gerais. A condição humana sempre será o diferencial. Estabelecer as responsabilidades de cada um, incluindo as lideranças, e manter todos por dentro do que está acontecendo é essencial.
Mas é importante ressaltar: no fim, nada adianta ter a equipe ideal, as circunstâncias a favor e todas as demais vantagens se a estratégia não é sólida. Visto isso, analise todos os fatores e prognósticos (intuição nem sempre é o
caminho a ser seguido) antes de executar as ações.