Employer Branding: Construa e mantenha uma imagem positiva de sua Empresa
14 de julho de 2021
Sinais que a sua Empresa precisa de um Contador
30 de julho de 2021
Exibir tudo

Compliance: Guiando o Comportamento das Empresas para o Sucesso

Compliance em tradução livre significa “conformidade”, e isso quer dizer literalmente “estar em conformidade com as regras”. O termo está relacionado à conduta de uma empresa e ao seu cumprimento das regras dos órgãos reguladores. Resumidamente, em nível empresarial, compliance significa minimizar os riscos e guiar o comportamento de empresas diante do mercado em que atuam.


Esse conceito abrange todas as políticas, regras, controles internos e externos aos quais uma empresa deve estar em conformidade. Tanto a empresa quanto aos envolvidos no negócio, como os fornecedores e os prestadores de serviços, precisam seguir de acordo com as regras dos órgãos reguladores.
Além disso, devem garantir o cumprimento fiel dos diversos instrumentos normativos internos. Só assim a empresa cumprirá as normas de meio ambiente, trabalho, finanças, segurança do trabalho, operações, contabilidade, entre outras.

A importância do Compliance

A necessidade de conhecer e praticar o compliance nas atividades diárias, afeta empresas de todos os portes e indústrias. O conceito visa gerar valor para a organização e garantir sua sobrevivência. Essa prática decorre dos grandes impactos financeiros causados por fatores como:

  • Ausência de diretrizes normativas;
  • Desalinhamentos às leis;
  • Falta de ferramentas preventivas adequadas;
  • Falhas na gestão de processos;
  • Operações sem um sistema de informação estruturado.

Como o conceito de compliance impacta os negócios?

  • Transparência
    Se uma empresa pode alegar que está em conformidade estratégica, significa que há total transparência e uma gestão competente e responsável. Além disso, ela está informando a todos que seus dirigentes estão acompanhando a Gestão dos Processos.
  • Empresa mal administrada e arriscada
    Quando uma empresa não está aderindo às regras, regulamentos e normas, ela é vista como uma operação de alto risco. Isso significa que parceiros comerciais, prestadores de serviços, investidores e clientes pensaram que é mais provável que você tenha perdas de mercado e patrimônio, além de outros problemas, do que seus concorrentes. Todas essas pessoas terão uma visão da sua organização como uma empresa mal administrada.

Como alinhar a gestão com o conceito de compliance

  • Utilizar sistemas de informação que suportem o monitoramento das atividades da empresa e que estejam em conformidade com a legislação;
  • Gestão de contratos para serviços e materiais que estejam alinhados com os níveis de compliance estabelecidos pela empresa;
  • Fortalecimento de rotinas de fiscalização das atividades, incluindo aquelas que não costumam ter certificações;
  • Foco na conformidade de processos nos níveis municipal, estadual e federal;
  • Sistema de padronização na atuação da empresa;
  • Processos de auditoria interna – direcionado nos requisitos para alcançar a conformidade;
  • Comunicação sobre os instrumentos normativos da empresa estruturados.

Por que investir em compliance?

Ao estar regulamentado com as leis e definir regras para toda a operação da empresa, haverá uma redução de custos e despesas, diminuição de perdas e o aumento da receita operacional.


Com o cumprimento das normas vigentes, a transparência dos processos se torna uma realidade mais consolidada, o que traz maior confiança no mercado. Além disso, as equipes envolvidas no processo se tornam muito mais preparadas, promovendo um aumento no desempenho, refletindo diretamente na produtividade.


A reputação e a boa imagem são um reflexo do nível de compliance que uma empresa se propõe a ter. Portanto, utilizar esse conceito para orientar as boas práticas da organização reduz significativamente todos os riscos da empresa no mercado, criando um ambiente mais saudável e confiável.

Nós auxiliamos os clientes para que tomem a melhor decisão para as suas empresas.
Quer saber mais sobre este assunto? Nossa equipe está pronta para ajudar.

Conheça a Conmax!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Olá, posso ajudar?