Prepare a documentação para a DIRPF 2023
24 de fevereiro de 2023
Empresa realizando planejamento (Fonte: Freepik)
Dicas valiosas para um bom planejamento de micro e pequenas empresas
28 de fevereiro de 2023
Exibir tudo

Aprenda como solicitar o seguro-desemprego de forma simples e prática

Seguro-desemprego pago aos trabalhadores. (Fonte: Freepik)

Seguro-desemprego pago aos trabalhadores. (Fonte: Freepik)

O seguro-desemprego é um benefício pago pelo governo a trabalhadores que foram demitidos sem justa causa. O objetivo é fornecer uma fonte temporária de renda para ajudar os trabalhadores desempregados a cumprirem seus compromissos enquanto procuram um novo emprego.

Porém, após a pandemia, a forma de solicitação do benefício passou por algumas mudanças que facilitaram a vida dos trabalhadores. Deseja saber quais mudanças foram essas? Confira o conteúdo completo!

Leia.

Como faço para ter acesso ao seguro-desemprego? 

Para ter direito ao seguro-desemprego, é necessário ter trabalhado e contribuído para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) por um período mínimo de tempo. Além disso, os trabalhadores também precisam estar desempregados sem justa causa e estar dispostos e capazes de trabalhar.

Os trabalhadores desempregados podem solicitar o seguro-desemprego junto ao governo, preenchendo os formulários necessários e apresentando a documentação exigida. 

Requisitos para solicitar o seguro-desemprego

Ao solicitar o benefício pela primeira vez:

O trabalhador deverá ter recebido pelo menos 12 salários nos últimos 18 meses imediatamente anteriores à data de dispensa.

Ao solicitar o benefício pela segunda vez:

O trabalhador deverá ter recebido pelo menos 9 salários nos últimos 12 meses imediatamente anteriores à data de dispensa.

Ao solicitar o benefício pela terceira vez ou mais:

O trabalhador deverá ter recebido ao menos 6 salários nos meses imediatamente anteriores à data da dispensa.

Afinal, como solicitar o seguro-desemprego? 

Para solicitar o benefício, o trabalhador dispensado sem justa causa recebe do empregador um documento com número do Requerimento do Seguro-Desemprego. Após isso, ele pode solicitar por meio dos canais: 

  • Aplicativo da Carteira de Trabalho Digital;
  • Portal de governo https://www.gov.br/pt-br,
  • Por meio dos telefones das Superintendências Regionais do Trabalho;
  • Por meio de e-mails corporativos: trabalho.(uf da cidade)@mte.gov.br.
  • Telefone nº 158.

O valor do benefício pode variar dependendo da renda do trabalhador. O seguro-desemprego é uma importante fonte de renda temporária para os trabalhadores desempregados, que contribui com os custos do desemprego enquanto eles procuram outro emprego. Ele também pode ajudar a suavizar o impacto econômico do desemprego, promovendo a estabilidade econômica.

A Conmax administra a contabilidade da sua empresa com segurança e confiabilidade!

Com sede em São Paulo e em Fortaleza, mas atuando diretamente em vários estados do País, temos a certeza de estar agregando valores a novos clientes, ajudando-os por meio da contabilidade empresarial a desenvolverem ainda mais os seus negócios. Contamos com uma equipe seleta composta de mais de 25 profissionais de contabilidade , continuamente capacitados e pós-graduados  em diversas áreas de atuação para melhor atender às demandas de nossos Clientes.

Se você está com dificuldades na contabilidade da sua empresa, não perca tempo e fale agora com nosso atendimento. Seja mais uma empresa impactada positivamente pelo nosso serviço !!!

Fale com um de nossos atendentes diretamente pelo Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Olá, posso ajudar?