Conquistamos pelo 2º ano consecutivo, a certificação de Great Place To Work!
21 de novembro de 2022
Os benefícios de se fazer Relatórios Contábeis
2 de dezembro de 2022
Exibir tudo

Capital Estrangeiro: entenda os prós e contras para o seu negócio

E considerado capital estrangeiro, todo aquele investimento que vem de fora do pais.

É comum que temas que envolvem a entrada de capital estrangeiro no nosso país, causem dúvidas e dividam opiniões no campo da economia. Foi pensando nisso, que preparamos este artigo esclarecendo os prós e contras deste tipo de capital para o seu negócio. Continue a leitura!

O que é Capital Estrangeiro?

De acordo com a definição legal, capital estrangeiro é todo tipo de investimento que vem de fora do país, sejam produtos, máquinas e equipamentos destinados à produção de bens e serviços ou recursos financeiros.

Seja como for, o capital pertence a pessoas físicas e jurídicas residentes, domiciliadas ou com sede no exterior, no caso de empresas. É importante saber também que toda entrada de recursos estrangeiros deve ser registrada no Banco Central.

O Capital Estrangeiro no Brasil

Hoje em dia, é cada vez mais comum que pessoas físicas e jurídicas residentes, domiciliadas ou com empresas que possuem sede no exterior, invistam em ativos financeiros no Brasil.

Como país emergente, o Brasil depende muito desse tipo de financiamento, já que as taxas de juros do nosso país são muito altas e as do exterior, consideravelmente baixas. É por isso que o capital estrangeiro acaba sendo, muitas vezes, a melhor opção de financiamento para empresas, organizações e projetos.

Vantagens e Desvantagens

As vantagens do capital estrangeiro no Brasil são bastante intuitivas: mais investimentos proporcionam mais geração de empregos para a população, que gera mais renda e consequentemente, mais desenvolvimento para o país.

Se bem desenvolvido, esse é um ciclo que pode alimentar o sucesso da economia, fazendo com que o país diminua cada vez mais a distância em relação aos países de primeiro mundo.

Com relação às desvantagens, a principal apontada é que por mais que empregos sejam criados e a economia seja movimentada, boa parte do benefício da produção seria remetida para fora do Brasil, criando assim, uma concorrência injusta em relação às empresas brasileiras.

Como o Capital Estrangeiro funciona no Brasil?

Você sabia que a pessoa física detentora do capital não precisa ser estrangeira? Se um brasileiro tem residência nos Estados Unidos e investe seu dinheiro no Brasil, esses recursos também são considerados como capital estrangeiro.

Além dessa, existem outras duas formas de se investir no Brasil. São, elas:

Máquinas e Equipamentos

Produtos, máquinas e equipamentos destinados à produção de bens e serviços não estão sujeitos a certos tributos no momento em que entram no país, como demais itens de importação. Isso acontece porque eles estão destinados a atividades produtivas, que colaborarão com o desenvolvimento do país.

Recursos Financeiros

Quando a entrada de capital estrangeiro se trata de recursos financeiros e monetários, a condição primordial é que eles sejam destinados à aplicação em atividades econômicas, como por exemplo, para a constituição de empresas ou investimento no mercado financeiro, como a compra de títulos na Bolsa de Valores.

Se você não possuir habilidade técnica suficiente e encontrar dificuldades em inserir o capital da sua empresa estrangeira no Brasil, nós somos especialistas na “nacionalização” de empresas e pessoas físicas estrangeiras que desejam participar do capital de empresas brasileiras.

A Conmax administra a contabilidade da sua empresa, seja qual for o porte, com segurança e confiabilidade!

Com sede em Fortaleza e em São Paulo, mas atuando diretamente em vários estados do País, temos a certeza de estar agregando valores a novos clientes, ajudando-os por meio da contabilidade empresarial a desenvolverem ainda mais os seus negócios. Contamos com uma equipe composta de mais de 25 profissionais de nível superior, continuamente capacitados e pós-graduados  em diversas áreas de atuação, certificados seguidamente pela GPTW BRASIL em nível de excelência, o que, juntamente com o conhecimento adquirido ao longo de 35 anos de existência, torna a Conmax uma empresa qualificada para dar apoio e consultoria ao Capital Estrangeiro.

Se você está com dificuldades na contabilidade da sua empresa, não perca tempo e fale agora com nosso atendimento. Seja mais uma empresa impactada positivamente pelo nosso serviço.

Fale com um de nossos atendentes diretamente pelo Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Olá, posso ajudar?