E considerado capital estrangeiro, todo aquele investimento que vem de fora do pais.
Capital Estrangeiro: entenda os prós e contras para o seu negócio
2 de dezembro de 2022
Como controlar ou flexibilizar a jornada de trabalho
7 de dezembro de 2022
Exibir tudo

Os benefícios de se fazer Relatórios Contábeis

É empreendedor e não sabe quais relatórios contábeis merecem destaque no seu negócio? Ter uma empresa requer noções básicas de contabilidade, por mais que você pretenda terceirizar esses serviços.

Continue acompanhando este artigo para entender melhor quais são os relatórios contábeis mais importantes para a trajetória do seu negócio.

O que são relatórios contábeis?

Relatórios ou demonstrativos contábeis são documentos que representam os dados econômicos-financeiros de uma organização em determinado período.

Ou seja, são registros que acompanham a movimentação financeira do patrimônio empresarial, composto por indicadores como despesas, gastos, custos, faturamento, lucro e impostos.

A periodicidade dos relatórios varia de acordo com as políticas internas da empresa, que indicam se os mesmos devem ser feitos mensalmente, trimestralmente, semestralmente ou anualmente.

Qual a importância desses documentos?

Além de reunirem informações importantes sobre o estado patrimonial da empresa, é a partir desses documentos que os gestores contábeis conseguem controlar os gastos, acompanhar a rentabilidade e até reduzir os impostos da organização.

São os relatórios contábeis que permitem que a administração ou gerência da empresa tenham conhecimento sobre a situação do empreendimento e avaliem decisões importantes, aumentando as chances de sucesso.

Quais são os principais relatórios contábeis?

Existem quatro modelos principais de relatórios contábeis que podem auxiliar no desenvolvimento e amadurecimento financeiro da sua empresa. São, eles:

Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE)

Obrigatório à todas as empresas, o DRE atesta a receita líquida da empresa dentro de determinado período de tempo, demonstrando quanto o empreendimento obteve a partir das vendas realizadas.

Demonstrativo de Fluxo de caixa (DFC)

Também obrigatório a todas as empresas, o DFC compreende entradas, saídas e saldos, mas sem evidenciar o lucro. Geralmente, analisa períodos curtos e atesta quanto o negócio tem em caixa, em suas aplicações financeiras e em contas bancárias com liquidez imediata.

Demonstrativo de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA)

Obrigatório às sociedades limitadas, o DLPA indica as mudanças do patrimônio líquido da empresa, permitindo identificar lucros e prejuízos, avaliando se os investimentos estão sendo adequados e rentáveis.

Balanço Patrimonial (BP)

O balanço patrimonial também está entre os relatórios contábeis obrigatórios à todas as empresas, sendo responsável por apresentar o patrimônio líquido do empreendimento. Após os passivos serem deduzidos dos ativos, é o BP que orienta o empreendedor sobre a extensão de seus bens e recursos disponíveis.

Como preparar os relatórios contábeis da sua empresa?

Relatórios contábeis devem ser objetivos, baseados em dados e apresentar informações indispensáveis como receita bruta, líquida, despesas e lucros da organização.

É por meio deles que instituições financeiras avaliarão a condição da sua empresa em caso de busca por empréstimos e financiamentos, já que o banco precisa conhecer e entender os riscos de fornecer crédito ao seu negócio.

Você também pode investir em aplicativos de gestão financeira e automatizar o processo da elaboração dos relatórios contábeis, usando a tecnologia para integrar as informações e reunir os dados necessários para o controle do seu patrimônio empresarial.

Se você não possuir habilidade técnica suficiente e encontrar dificuldades na produção dos relatórios contábeis da sua empresa, vale a pena investir em uma empresa especializada e acionar um contador.

A Conmax administra a contabilidade da sua empresa com segurança e confiabilidade!

Com sede em Fortaleza e em São Paulo, mas atuando diretamente em vários estados do País, temos a certeza de estar agregando valores a novos clientes, ajudando-os por meio da contabilidade empresarial a desenvolverem ainda mais os seus negócios. Contamos com uma equipe composta de mais de 25 profissionais de nível superior, continuamente capacitados e especializados em diversas áreas de atuação.

Se você está com dificuldade na contabilidade da sua empresa, não perca tempo e fale agora com nosso atendimento. Seja mais uma empresa impactada positivamente pelo nosso serviço.

Fale com um de nossos atendentes diretamente pelo Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Olá, posso ajudar?