Consultoria contábil: a mudança do papel do contador de executor de tarefas para um consultor estratégico
26 de maio de 2023
Contabilidade para Startups: aspectos-chave a serem considerados
26 de maio de 2023
Exibir tudo

Abrindo seu Consultório Médico: dicas contábeis para médicos recém formados

Para muitos médicos recém-formados, a ideia de abrir um consultório pode ser tão tentadora quanto assustadora, já que além de todas as questões médicas envolvidas, também existem questões financeiras e contábeis que precisam ser consideradas.

Trabalhando como prestadores de serviços, fica mais fácil ter controle sobre seus horários e sua renda, além da possibilidade de disponibilizar serviços personalizados aos seus pacientes, clínicas e hospitais. No entanto, para que o sonho se torne realidade, é necessário lidar com muitas dúvidas e desafios, especialmente na área contábil.

Pensando em esclarecer algumas dessas dúvidas, separamos algumas dicas práticas e valiosas que vão ajudar você, médico recém formado a administrar a contabilidade do seu próprio consultório. Continue a leitura!

Planeje seu orçamento

O primeiro passo é criar um orçamento realista de acordo com as suas possibilidades. Ele deve incluir custos fixos, como aluguel, equipamentos, serviços de contabilidade, seguros e folha de pagamento, bem como custos variáveis, como suprimentos médicos, publicidade e despesas operacionais diárias. Certifique-se de também reservar uma quantia para emergências e imprevistos.

O seu orçamento deve incluir custos fixos, como aluguel e equipamentos; variáveis, como suprimentos médicos e uma reserva financeira. Imagem: Freepik.

Registre a sua empresa

Para abrir um consultório médico, é necessário registrá-lo como empresa. Você pode optar pelo registro de uma empresa individual, uma sociedade limitada ou uma empresa de responsabilidade limitada. Cada estrutura tem suas próprias vantagens e desvantagens, então é importante consultar um dos nossos contadores para escolher a melhor opção para o seu estilo de negócio.

Entre em contato com uma empresa de contabilidade especializada e entenda as vantagens e desvantagens de cada modelo de registro para o seu tipo de negócio. Imagem: Freepik.

Guarde documentos e registros

Manter todos os documentos e registros desse processo é fundamental para o sucesso do seu negócio. Isso inclui registros financeiros, como despesas, receitas e pagamentos de impostos, bem como os registros médicos dos seus pacientes. Manter esses registros em ordem pode ajudar a garantir que o seu consultório esteja em conformidade com as regulamentações locais e fiscais.

Crie o hábito de guardar todos os registros, contábeis e médicos, da sua clínica. Você pode organizá-los em pastas ou envelopes e guardá-los em gavetas. Imagem: Freepik.

Escolha um sistema de controle financeiro 

Existem muitos softwares de controle financeiro disponíveis que podem ajudar no gerenciamento das finanças do seu consultório. Eles podem ajudar a rastrear despesas, receitas, pagamentos de impostos e outras transações financeiras. É importante escolher um software de fácil uso e entendimento, que seja adequado para as suas necessidades específicas.
Se você não tiver familiaridade com softwares e precisar de ajuda com isso, não exite em contatar um contador especializado para ajudar você.

Escolha um software de fácil entendimento que possa auxiliá-lo em sua rotina. Na dúvida, contate uma empresa de contabilidade e converse com um profissional. Imagem: Freepik.

Contrate um escritório de contabilidade 

Embora a tecnologia possa ser muito útil no gerenciamento de finanças, nada substitui a experiência e a orientação de um contador profissional. Eles podem ajudar a garantir que o seu consultório esteja em conformidade com as regulamentações fiscais locais, além de aconselhar sobre estratégias fiscais para reduzir a sua carga tributária. Entre em contato conosco!

Ao contratar um contador, você passa a ter orientação e consultoria profissional, entendendo os melhores passos para a sua empresa e tomando decisões efetivas. Imagem: Freepik.

Entenda as obrigações fiscais

Como proprietário de um consultório médico, é fundamental entender todas as suas obrigações fiscais. Isso inclui o pagamento de impostos sobre a renda e a folha de pagamento, bem como a conformidade com outras regulamentações fiscais locais e estaduais. Consulte um contador para garantir que seu consultório esteja em conformidade com todas as obrigações fiscais e protegido contra danos legais e prejuízos fiscais.

Entender as obrigações fiscais da sua empresa é um passo fundamental na construção de um negócio sólido, financeiramente saudável e de sucesso. Imagem: Freepik.

Abrir um consultório médico pode ser um desafio, mas com um planejamento cuidadoso e orientação profissional, pode ser uma experiência muito gratificante. Seguindo estas dicas, você percorrerá com mais segurança os caminhos para alcançar o sucesso empresarial e oferecer uma experiência diferenciada aos seus pacientes. Boa sorte!

A Conmax administra a contabilidade da sua empresa com segurança e confiabilidade!

Com sede em São Paulo e em Fortaleza, mas atuando diretamente em vários estados do País, temos a certeza de estar agregando valores a novos clientes, ajudando-os por meio da contabilidade empresarial a desenvolverem ainda mais os seus negócios. Contamos com uma equipe seleta composta de mais de 25 profissionais de contabilidade , continuamente capacitados e pós-graduados  em diversas áreas de atuação para melhor atender às demandas de nossos Clientes.

Se você está com dificuldades na contabilidade da sua empresa, não perca tempo e fale agora com nosso atendimento. Seja mais uma empresa impactada positivamente pelo nosso serviço !!!

Fale com um de nossos atendentes diretamente pelo Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Olá, posso ajudar?