Tempo de leitura: 10 minutos
Uma reestruturação será sempre acompanhada de uma estratégia, pois trata se de um procedimento planejado para readequar os processos de uma Empresa, que visa atingir melhores resultados. Com as transformações que ocorrem no Mercado, é essencial para as Organizações adaptarem a essas mudanças para continuarem ativas, permitindo assim, que o Negócio fique mais competitivo no cenário atual.
Separamos aqui, tudo o que você precisa saber sobre a reestruturação societária: a sua importância, benefícios e como ela pode transformar o seu Negócio. Confira.
Trata-se de uma reestruturação do quadro societário de uma Organização, seja alterando ou adaptando a forma de como a Empresa está inserida no Mercado.
A reorganização é uma prática comum no ramo empresarial, com diferentes finalidades – desde a uma aquisição de novos sócios como também preservar estrategicamente a competitividade do negócio.
Existem diversas modalidades de reorganização societária, elas possuem objetivos e benefícios específicos, cabendo ao gestor definir de acordo com o propósito estratégico do seu Negócio. Listamos abaixo as principais modalidades, confira:
É a divisão de uma Empresa, onde a Organização é transferida para outra, sendo:
Cisão Parcial
É o processo onde apenas uma parte do patrimônio é transferida para outras empresas e recebe o nome de cisão parcial, sendo que a empresa que absolve o patrimônio se responsabiliza pela parte que absolveu, lembrando ainda que a empresa pode ser criada única e exclusiva para este fim, neste caso estamos diante de uma forma de cisão denominada pura, processos como tal serão sempre regulados pela Lei das Sociedades Anônimas nº 6.404/76.
Cisão Total
É quando o capital de uma sociedade é dividido entre duas ou mais empresas onde por sua vez esta adquire o capital e junto com este, assumem todas as obrigações e todos os direitos da empresa.
Exemplo: Smiles é uma empresa que administra o programa de milhagem em que os clientes da Gol Linhas Aéreas e suas companhias aéreas parceiras podem acumular pontos e trocar por benefícios em turismo e entretenimento.
Quando duas ou mais sociedades se agrupam, gerando uma nova Empresa. Neste caso, a Empresa formada deverá adquirir novos registros perante às autoridades (federal, municipal e estadual)
Exemplo: Fusão entre a Peugeot e Fiat, originando a Stellantis
Nesta reorganização, a Empresa (incorporada) passa a ser controlada por outra (incorporadora), assumindo os direitos, obrigações e responsabilidades da Empresa incorporada.
Exemplo: A incorporação da Sadia pela BRF, em 2012.
Está relacionado diretamente a mudança do tipo de regime da sociedade. Por exemplo, uma sociedade LTDA para EIRELI, LTDA para S.A. Dessa forma, a mudança será mediante a aprovação de todos os sócios da Empresa ou com a maioria dos acionistas, este último caso exista a liberação mencionada no contrato social da Empresa.
Exemplo: A Magazine Luíza impulsionou a inovação tecnológica, passando a ser conhecida como Magalu.
Atualização Tecnológica e Processos
Fortalecimento da marca no Mercado
Redução da Concorrência
Redução de Custos
Diversificação do Negócio, solucionando problemas econômicos na Empresa
É de extrema importância contratar o serviço de uma consultoria especializada em reorganização societária, fornecendo soluções concretas em todas as etapas do processo, e orientando a sua Empresa para as melhores decisões.
A expertise da Conmax garante sucesso nesses procedimentos, por mais de 30 anos, a satisfação dos clientes é o nosso foco principal. Conte com a nossa Equipe de Consultores.