O significado de engajamento é “empenho em uma causa”, É a junção do verbo engajar + mento. A palavra engajar tem origem etimológica do francês engager, que no português significa comprometer-se, empenhar ou contratar.
No cenário corporativo atual, a ideia do engajamento é a filosofia que as empresas buscam adequar em suas áreas. O mercado de trabalho está mais exigente com o passar dos anos, e a busca está focada em profissionais mais dinâmicos e com a visão alinhada com os valores empresariais, gerando assim, uma equipe mais próxima aos ideais da empresa e motivadas emocionalmente, algo vantajoso onde ambas as partes saem ganhando.
O processo de agregar é um variante desafiador, a construção do vínculo é influenciado pelo nível de amadurecimento da empresa e de seus colaboradores. A conscientização é gerada a partir de treinamentos, qualificações e ações que mostrem maior aproximação entre as partes interessadas, onde o relacionamento emocional é enfatizado e merecido, juntamente com o reconhecimento.
Assim como a motivação é algo positivo na equipe, por outro lado, a desmotivação é um sinal de alerta – cabendo aos envolvidos desenvolverem soluções de forma rápida e assertiva. Realizar o acompanhamento é o básico para identificar funcionários que demonstram mudança em sua performance e/ou queda em sua produtividade no dia a dia.
Nesse momento, a empresa desenvolverá algumas questões que a nortearam na identificação de problemas, junto com as questões, um planejamento deverá será construído, visando corrigir ou melhorar algo que tenha sido identificado na avaliação – exemplo:
Talvez um dos grandes desafios não seja somente em iniciar o projeto para Engajamento da Equipe, e sim a sua manutenção e continuidade do programa. Uma boa Gestão Interna da Qualidade garante uma visão alinhada com as estratégias da empresa e foco na importância que os Colaboradores possuem na eficácia dos resultados. A busca pela melhoria contínua é um verdadeiro aprendizado, que ao longo de sua aplicação os detalhes vão aparecendo e facilitando a sua compreensão e relacionamento com a equipe.
Logo abaixo, listamos algumas ideias que podem ajudar a melhorar o relacionamento em sua Empresa, tais como:
Quando o funcionário está ciente dos objetivos estratégicos da Empresa, fica mais fácil de identificar o quanto é importante o seu papel dentro da Organização.
Teste várias formas de Comunicação Interna ( softwares, Apps, etc ) e opte pela que oferece mais dinâmica ao seu Negócio
Organize o espaço físico, utilize um Layout mais agradável e propício a criatividade
Realize campanhas, bonifique a equipe, crie momentos de descontração e reconhecimento dos talentos.
Por Conmax