10 Filmes Sobre Finanças

Reestruturação Societária: A importância para o desenvolvimento do seu Negócio
12 de maio de 2021
Como funciona o Esocial?
19 de maio de 2021
Exibir tudo

10 Filmes Sobre Finanças

Tempo de leitura: 07 minutos

O mundo das finanças oferece uma infinidade de abordagens e conceitos, conciliar a teoria com a prática sem dúvida é uma excelente maneira de agregar conhecimento.

Seja inspirado em fatos reais ou ficção, nos impressionamos com a realidade apresentada, vivenciando certos momentos da trama, aprendendo com os erros e acertos, enfim, favorecendo o conhecimento e a reflexão.

Pensando nisso, separamos uma lista com 10 Filmes que abordam em sua essência Gestão e Finanças. Escolha o seu e prepare se para uma ótima opção de diversão para o final de semana, confira:

Contabilidade Empresarial

1. O Lobo de Wall Street (2013)

Retrata a rotina de um ambicioso corretor da bolsa de valores, após perder o seu emprego, decide abrir a sua própria empresa que rapidamente transforma-se um verdadeiro império, enriquecendo de forma rápida, porém ilegal.

As lições positivas do Lobo de Wall Street são características essenciais para a maioria dos grandes líderes, ações como promover a valorização da equipe e alinha-los com a política da Empresa é um dos principais, visto que compartilhar a missão e objetivos é uma maneira assertiva de definir um time de trabalho coeso. “Um grande líder é aquele que produz outros líderes. Se você não está atingindo esse objetivo, você não é líder de nada”.

Frases marcantes:

“Acho que todos nós devemos aprender que as coisas vem naturalmente na vida.”

“As pessoas falam besteiras, eu não as escuto.”

Onde assistir:

Contabilidade Empresarial

2. Fome de Poder (2016)

Aqui a história é sobre um restaurante muito popular na California, dirigido por dois irmãos,
oferecendo um serviço rápido, de qualidade e com recipientes descartáveis – McDonald’s.

Após a visita do vendedor ambulante Ray (Michael Keaton), que convence os irmãos a expandirem a marca com modelo de franquias, a princípio a ideia é rejeitada, já que os irmãos não tiveram sucesso e desistiram da ação.

Agora com objetivo de expansão, Ray prova ser bem sucedido enquanto tenta atrair investidores, porem, representando a si mesmo como o criador do McDonald.

O detalhe é que Ray conseguiu visualizar qual era o diferencial que a lanchonete oferecia. O destaque não era para a comida, e sim pela rapidez na fabricação e entrega do produto, algo inovador para a época.


Frases marcantes:

“A sorte favorece os audazes.”


“A vida é dura e feia, e só os fortes sobrevivem.”

Onde assistir:

Contabilidade Empresarial

3. A Grande Aposta (2015)

Em 2008, o guru de Wall Street Michael Burry percebe que uma série de empréstimos feitos para o mercado imobiliário está em risco de inadimplência. Ele decide então apostar contra o mercado investindo mais de um bilhão de dólares dos seus investidores. Suas ações atraem a atenção do corretor Jared Vennet que percebe a oportunidade e passa a oferecê-la a seus clientes. Juntos, esses homens fazem uma fortuna tirando proveito do colapso econômico americano.

Frases marcantes:

“A verdade é como poesia. E a maioria das pessoas odeia poesia.”

“Enquanto o mundo estava festejando alguns observadores excêntricos, viram o que ninguém viu.”

Onde assistir:

Contabilidade Empresarial

4. O Poderoso Chefão (1972 / 1974 / 1990)

A trilogia de O Poderoso Chefão reúne drama e suspense policial, narrando umas das mais poderosas famílias da Máfia italiana nos Estados Unidos, a Família Corleone.

Obviamente, retirando o fator violência, conseguimos aprender várias lições nos três filmes, a arte da Negociação, Inteligência Emocional e Networking (nutrir relações e não somente procurar alguém quando precisar de algo em troca)

Frases marcantes:

“Amigos e negócios: água e azeite.”

“Eu dirijo um negócio. Preciso ser rígido de vez em quando.”

Onde assistir:

Contabilidade Empresarial

5. À Procura da Felicidade (2006)

Chris (Will Smith) enfrenta sérios problemas financeiros e Linda, sua esposa, decide partir. Ele agora é pai solteiro e precisa cuidar de Christopher, seu filho de 5 anos. Chris tenta usar sua habilidade como vendedor para conseguir um emprego melhor, mas só consegue um estágio não remunerado. Seus problemas financeiros não podem esperar uma promoção e eles acabam despejados. Chris e Christopher passam a dormir em abrigos ou onde quer que consigam um refúgio, mantendo a esperança de que dias melhores virão.

Frases marcantes:

“Alguns de vocês estão aqui porque conhecem alguém. Outros estão aqui porque acham que são alguém. Mas tem alguém aqui que chegará a ser alguém.”

“As pessoas que não podem fazer por si mesmas, dirão que você não consegue. Se quer alguma coisa, vá e lute por ela.”

Onde assistir:

Contabilidade Empresarial

6. O Homem que Copiava (2003)

Um humilde operador de copiadora se apaixona pela vizinha e, para conseguir se aproximar da jovem, se transforma num falsificador de dinheiro. Uma reflexão direta nos mostra que, ao tomar atitudes impensadas para alcançar algo, as consequências serão inevitáveis.

Frase marcante:

“Pai pobre é destino. Marido pobre é burrice.”

Onde assistir:


Contabilidade Empresarial

7. Jerry Maguire – A Grande Virada (1996)

A história de Jerry Maguire, um agente que acaba por manter apenas um cliente em sua lista, um famoso e problemático jogador de futebol. Através desta relação, a discussão de temas como amizade, solidariedade e um dos grandes aspectos da sociedade atual – a procura pelo poder e pelo dinheiro.

Um filme sobre a transformação, sobre o valor humano em relação ao sucesso, dinheiro e fama, e como esses fatores podem influenciar as suas ações e o relacionamento com aqueles que estão em sua volta.

Frases marcantes:

“A genialidade está por todo o lado.”


“Aceite as coisas como são. Amanhã é outro dia.”

Onde assistir:

Contabilidade Empresarial

8. As Loucuras de Dick e Jane (2005)

O casal Dick e Jane vive de maneira confortável, mas ele acaba perdendo o emprego. Com o acúmulo de contas, a dupla decide roubar para pagar as dívidas e manter o estilo de vida, mas percebem que uma carreira criminosa pode não ser a escolha certa.

Além das situações cômicas vividas pela dupla, o filme mostra a importância de manter um planejamento financeiro e nutrir uma reserva para as emergências que possam aparecer, sem isso, as coisas podem sair do controle rapidamente

Frase marcante:


“Às vezes a cura é uma consciência limpa.”

Onde assistir:

Contabilidade Empresarial

9. Os Delírios de Consumo de Becky Bloom (2009)

Rebecca mora em Nova York e tem o sonho de trabalhar para uma renomada revista de moda, mas ainda não conseguiu essa façanha. Contudo, ela consegue um trabalho como colunista para uma revista financeira que pertence à mesma empresa. Sua coluna torna-se um sucesso da noite para o dia, mas ela está a ponto de arruinar sua vida e sua carreira por ser uma compradora compulsiva.

Frases marcantes:


“Custo e valor são duas coisas muito diferentes.”


“Homem nunca vai te amar ou te tratar tão bem quanto uma loja.”

Onde assistir:


Contabilidade Empresarial

10. Quem quer Ser um Milionário (2008)

Jamal Malik é um rapaz de 18 anos que teve uma infância muito difícil, lidando com a violência e a miséria na Índia. Ele é chamado para participar da versão indiana do famoso programa de TV “Quem quer ser um milionário?” e sua experiência de vida o ajuda a responder as perguntas do show. Porém a polícia desconfia da honestidade de Jamal, que deve provar sua inocência.

Frases marcantes:


“Abençoados sejam aqueles que são bons para os outros.”


“O inimigo do meu inimigo é um amigo.”

Onde assistir:

Contabilidade Empresarial

Gostou das dicas de Filmes? Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *