Saiba o que é perícia contábil

Cinco dicas para sair do vermelho
19 de June de 2018
Sua empresa tem débitos no Simples Nacional?
19 de June de 2018
Show all

Saiba o que é perícia contábil

O contador pode ser um perito contábil, com atuação indicada por um juiz. A atuação do profissional se deve pois o magistrado, em maioria dos casos, é leigo no assunto e necessita de auxílio especializado para a apresentação de laudos e provas que interferem diretamente no julgamento, e consequentemente, na sentença.

Apesar de grande semelhança, perícia é diferente de auditoria. No caso do segundo serviço, a análise é realizada no intuito de verificar se as ações realizadas pela empresa estão em consonância com as regras da própria instituição, diferente da produção de laudos com normas técnicas pré-estabelecidas. A Conmax oferece este serviço, que contribui diretamente na gestão de sua empresa, alertando, apontando e corrigindo situações que possam gerar riscos para os negócios.

Para exercer a função – que está em constante ascensão no Brasil – é necessário que a pessoa esteja registrada no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Nesse artigo, resumimos os tipos de perícia que podem ser feitas:

Perícia Judicial
Essa perícia é realizada conforme determinação de um juiz, quando o mesmo avalia como necessário uma coleta de dados e provas para uma investigação. As únicas exigências para a escolha do profissional é que ele não tenha relação com as partes do processo, bem como a necessidade da imparcialidade e da isonomia.

Perícia extrajudicial
Neste caso, é feita a análise por parte do profissional de compra e venda de bens, partilha de bens, indenizações, entre outros. Em maioria dos casos, essa ação é feita no âmbito da justiça trabalhista. Os serviços do perito podem ser prestados tanto para uma como para ambas as partes. Por ser contactado antes do litígio, o contrato é formulado de maneira voluntária (e não por determinação judicial).

Em todos os casos, é necessário o acompanhamento de profissionais competentes que saibam fornecer as soluções adequadas. Visando a importância de uma equipe bem preparada, a Conmax conta com uma equipe de 25 profissionais de nível superior, capacitados com certificação pelo Programa de Qualidade SESCAP. Confira no nosso site mais detalhes sobre a nossa atuação e veja qual o serviço adequado para a sua empresa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *