Sua empresa tem débitos no Simples Nacional?
28 de maio de 2018
Tudo o que você precisa saber sobre a DCTFWeb
12 de julho de 2018
Exibir tudo

A Contabilidade como fator de transformação e proteção social

Independente do momento, existe um valor social que deve ser inerente e mantido firmemente na visão de mundo da contabilidade: a ética

De modo permanente, a sociedade está imersa em constantes transformações. Tal como um organismo vivo, valores e práticas ganham novas formas e tornam-se mais complexas com o avançar dos anos. A partir destas mudanças, novas preocupações e responsabilidades também surgem em torno da atividade contábil.

Atualmente, existem cerca de 520 mil contadores no Brasil. O alto número de profissionais comprova a alta demanda que a área possui, bem como reforça a necessidade de celeridade e automatização de muitos processos. Junto ao ofício, existem grandes responsabilidades, geradas pelo acesso à informações importantes sobre pessoas vinculadas à empresas ou entidades. No entanto, independente do momento ou da demanda, existe um valor social que deve ser inerente e mantido firmemente na visão de mundo do profissional: a ética

No contexto de proteção à sociedade, é evidenciado o papel dos responsáveis em apontar e corrigir situações que possam trazer riscos diretos para uma empresa ou até mesmo para os processos democráticos em geral. Desde 2014, é necessária a assinatura de um contador na prestação de contas de candidatos políticos, bem como os comitês financeiros.

Apesar da existência de práticas ilícitas — que em maioria das vezes não são de conhecimento dos profissionais de contabilidade, por não serem documentados em contratos ou acordos formais — iniciativas como esta fomentam o combate à corrupção e proporcionam o avanço da justiça social.

Atualmente, o Grupo Conmax oferece o serviço de auditoria contábil, responsável pelo controle patrimonial da entidade auditada. A atividade tem como objetivo contribuir com a melhoria da gestão da empresa, atuando no apontamento e na correção de situações que gerem risco à empresa.

A transparência e segurança no fornecimento de informações importantes possibilitam a identificação de falhas no sistema financeiro da empresa. Assim como na Conmax, honestidade e confiança devem ser valores nutridos e incentivados por todos que desejam um mundo melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *